O Barcelona goleou o Leverkusen por 7-1, esta quarta-feira, no Camp Nou, e garantiu a presença nos quartos de final da Liga dos Campeões. Lionel Messi foi a grande figura do encontro com cinco-golos-cinco (!), algo que mais nenhum jogador conseguiu, e ultrapassou Eusébio no número de golos marcados.

Depois da vitória por 3-1 em solo alemão, dificilmente alguém esperaria algo diferente do que a qualificação do conjunto de Pep Guardiola. E com o passar dos minutos e de uma ténue tentativa dos visitantes em ainda assustar o adversário, o Barça e Messi tomaram conta da partida definitivamente. Os primeiros três golos foram da autoria da «Pulga». Aos 25 minutos, isolado, picou a bola sobre Leno, e inaugurou o marcador. Foi o 50º golo em competições europeias com a camisola «culé». Aos 42, entrou na área pela direito, fletiu para o meio e rematou colocado para as redes. Logo no início da segunda parte, aos 50, voltou a aparecer à frente do guarda-redes e a colocar-lhe a bola por cima, mas desta vez com o pé direito.

Surgiu então em jogo o jovem Tello. Três minutos depois de ter entrado para o lugar de Iniesta (Keita também substitui Xavi no mesmo minuto), entrou na área pelo lado esquerdo e bateu Leno em jeito, colocando-lhe a bola por cima do pé esquerdo. Voltou depois Messi, aos 58, aproveitando um erro do guarda-redes do Bayer, que voltaria a estar mal no «bis» de Tello, aos 62, numa jogada muito parecida ao que tinhado dado o 4-0.

No entanto, a história da partida ainda não tinha mesmo terminado. Chegaria o quinto de Messi, que em zona frontal, só teve de desviar de Leno (84), e o tento de honra dos alemães (90), num belo remate em arco de Bellarabi.

Pep Guardiola, técnico do Barça, não facilitou e, apesar da vantagem folgada, tem em campo as suas principais estrelas. Messi, Iniesta e Pedro Rodriguez formaram o trio de ataque, com Busquets, Fábregas e Xavi na linha de meio-campo.

BARCELONA - Valdés; Daniel Alves, Piqué, Mascherano e Adriano (Muniesa, 62); Xavi (Keita, 52), Busquets e Iniesta (Tello, 52); Pedro, Messi e Fabregas

BAYER - Leno; Gonzalo Castro, Schwaab, Toprak e Kadlec; Reinartz, Rolfes, Renato Augusto (Oczipka, 66); Bender (Schurrle, 54); Kiessling e Derdiyok (Bellarabi, 54)