O jogo mais longo desta Liga dos Campeões acabou em festa para os adeptos turcos: o Galatasaray venceu a Juventus por 1-0 e garantiu o apuramento sobre a meta para os oitavos de final.

Um golo de Sneijder, após assistência de Drogba, aos 85 minutos, fez rebentar a loucura turca.

Tudo começou, recorde-se, na terça-feira à noite. Chegou a jogar-se meia hora, mas o forte nevão que caía sobre Istambul obrigou Pedro Proença, o árbitro do jogo, a interromper a partida quando se tinham jogado trinta minutos. A neve não permitia nem distinguir as linhas do campo.

Confira a ficha de jogo

Ora o jogo foi reatado esta quarta-feira, a partir das 13 horas portuguesas, mas as condições climatéricas não mudaram assim tanto: continuava um frio de rachar e muita neve.

O relvado surgia perto do impraticável e o futebol tornou-se desta forma uma coisa estranha. A bola, por exemplo, rolava mal e o relvado parecia quease um sintético: a neve fazia saltar a bola mais do que o normal. A Juventus, há que dizê-lo, adaptou-se melhor a estas condições difíceis e parecia por isso ter o jogo controlado.

O Galatasaray teve uma grande oportunidade, num passe de Droba que libertou Sneijder para um remata perigoso, que o guarda-redes Buffon parou com uma excelente defesa.

E foi tudo. O resto do tempo deu mais Juventus, que chegava com mais facilidade à baliza adversária e ficou perto de marcar, por exemplo, em remates de Bonucci e Chiellini.

Ora a Juventus parecia ter o jogo controlado, mas tudo mudou quando um outro passe de Drogba libertou Sneijder, que com um remate cruzado (e enrolado) bateu Buffon e garantiu o apuramento da formação turca para os oitavos de final.

Veja a classificação final do grupo

A Juventus entrou neste jogo com dois pontos a mais, precisava apenas do empate para segurar o apuramento, mas perdeu na parte final do encontro e foi relegada para a Liga Europa.

A formação de Turim, de resto, não será cabeça de série e é por isso um possível adversário do Benfica nos 16avos de final da segunda competição da UEFA.

O português Bruma estava pronto para entrar em campo quando Sneijder fez o único golo do jogo, acabou por já não entrar por isso, mas deve ter festeja do por isso: para já é um dos sete atletas portugueses com lugar garantido nos oitavos de final da Liga dos Campeões.