O Olympiakos sabia que, se vencesse, estava nos oitavos de final da Liga dos Campeões. Venceu por 3-1, mas o jogo foi de loucos.

Foi com esse objetivo, com Paulo Machado no onze, que os gregos entraram em campo para a última ronda do Grupo C, em Atenas. Sem Mitroglou, lesionado, coube a Saviola conduzir os ataques helénicos e a verdade é que a noite parecia estar-lhe destinada.

Foi o antigo jogador do Benfica quem mais contribuiu para eliminar os encarnados. Depois de antes já ter roçado o golo, aos 33 aproveitou um erro dos belgas na transição para inaugurar o marcador.

O Anderlecht, façam-lhe justiça, continuou a lutar e reagiu. Numa excelente jogada de contra-ataque, os belgas aproveitavam alguma tolerância dos defesas rivais para desenhar um golo bastante fácil. Kljestan, aos 39, calava o Pireu.

Na segunda parte, tudo se precipitou rapidamente. Um cruzamento de David Fuster acertou na mão de Kouyaté. Penalty e segundo amarelo para o defesa, que deixava o Anderlecht reduzido a dez. Saviola, dos 11 metros, permitiu a intervenção do guarda-redes Proto, sem dúvida a outra grande figura da partida.

O
Conejo marcaria mesmo, num golo pleno de oportunidade, aos 58 minutos, e o Olympiakos ficava com os oitavos de final escancarados.

Aos 72, o Olympiakos perderia a primeira oportunidade de confirmar o apuramento. NSakala fez falta sobre Weiss. Com Saviola já substituído coube ao eslovaco a conversão do castigo. Proto seria outra vez herói!! E, novamente, a seguir, a um remate à queima de Salino.

O Anderlecht ameaçava, a espaços. Mesmo com dez. Mas não seria suficiente.

O tempo confirmaria que os gregos nem precisavam de marcar para estar a salvo. NSakala, aos 88, e Proto, que tinha estado brilhante, aos 90, seriam expulsos, deixando a equipa com apenas oito de campo.  Pedir-lhes mais seria sobrehumano.

O guarda-redes viu o vermelho direto num alegado derrube a Weiss, na área. Foi Mitrovic para a baliza, mas, ao terceiro penálti, Alejandro Domínguez confirmaria mesmo o triunfo. O árbitro apitaria para o final, logo de seguida.