Numa iniciativa de todo louvável, os adeptos do Leixões preparam-se para invadir a Póvoa de Varzim de bicicleta. Um projecto organizado pela Junta de Freguesia de Matosinhos, que se associa à Fundação Portuguesa de Cardiologia, e que conta juntar para cima de um milhar de pessoas que vestem a camisola do Leixões. Mais do isso, conta juntar a cidade em torno do clube numa altura fundamental da época.
A concentração está marcada para as nove horas de domingo, em frente ao edifício da Junta, e contará com a presença de Vítor Oliveira. O treinador leixonense vai abandonar o estágio de concentração para o jogo com o Varzim só para dar o apoio à iniciativa e dar o tiro de partida no passeio de bicicleta. À chegada estará o presidente da Câmara Municipal da Póvoa, Macedo Vieira, que se junta ao projecto como forma de apoio.
32 quilómetros a pedalar pelo coração... e pelo clube do coração
A edilidade disponibiliza até o pavilhão das piscinas municipais para os leixonenses guardarem as bicicletas durante os noventa minutos. No final, depois de concluído o jogo, os adeptos podem regressar a Matosinhos novamente de bicicleta ou apanhar boleia. O Metro do Porto já garantiu que vai assegurar um reforço das linhas como forma de transportar aqueles que não aguentarem outra viagem. Para além disso, há mais apoios a chover sobre esta iniciativa. A Fundação Portuguesa de Cardiologia vai dar todo o apoio aos ciclistas, disponibilizando mesmo um exame de rastreio grátis à chegada à Póvoa, para os adeptos poderem aproveitar para confirmar que está tudo bem com o coração. O hipermercado da cidade também está a fazer promoções no preço das bicicletas, para além de oferecer fruta durante o passeio.
Vão ser, de resto, 32 quilómetros a pedalar para os mais de mil ciclistas que já disseram ter disponibilidade para entrar na enorme caravana. «Vamos ter o apoio dos bombeiros municipais, para qualquer eventualidade, e vamos ser escoltados pela polícia, que vai cortar todas as ruas por onde passarmos», conta o presidente da Junta de Freguesia de Matosinho, António Parada. O trajecto da caravana vai fazer-se pela marginal de Matosinhos, seguindo pela estrada velha até à Póvoa de Varzim, e voltando depois a entrar na marginal, desta vez a marginal poveira, até ao estádio do Varzim». Um passeio feito sobretudo junto ao mar. «É uma forma descontraída de mostrar o nosso apoio ao Leixões e de chamar a atenção para a necessidade de viver de uma forma saudável e relaxada. Ficamos felizes por mais de mil pessoas já terem percebido essa mensagem».