A SAD do Leixões promete dialogar com a claque do clube, a «Máfia Vermelha». Os adeptos têm protestado contra a falta de apoios e no domingo, após o afastamento da Taça de Portugal frente ao Gil Vicente, manifestaram-se no Estádio do Mar.
Os membros da Sociedade Anónima do Leixões reuniram-se nesta segunda-feira e emitiram o seguinte comunicado, que divulgamos na íntegra:
«A Administração do Leixões SC ¿ Futebol SAD esteve reunida esta segunda-feira para, entre outros assuntos, analisar um conjunto de factos que ocorreram nos últimos dias.
A SAD do Leixões repudia todos os comportamentos anti-desportivos e eticamente reprováveis, praticados por um conjunto muito reduzido de adeptos do Leixões.
A SAD do Leixões congratula-se com o apoio que os sócios e os simpatizantes vêm dando à equipa principal de futebol.
Algumas das manifestações de desagrado pelo trabalho desenvolvido pela Administração do Leixões SC ¿ Futebol SAD têm sido protagonizadas pela ¿claque Máfia Vermelha¿.
Apesar dos apoios e incentivos dados desde sempre, esta ¿claque¿ não se encontra ainda devidamente legalizada, conforme acordado com os seus representantes no início desta época desportiva.
Esta situação não permite à Administração do Leixões SC ¿ Futebol SAD ter uma relação institucional com a referida ¿claque¿, conforme enquadramento legal.
No sentido de evitar problemas futuros, e na continuação das diversas reuniões e dos encontros informais já efectuados, a Administração do Leixões SC ¿ Futebol SAD irá promover o diálogo com a Direcção da Associação que se pretende constituir em claque, de modo a deixar completamente claro o enquadramento da sua actuação.
Nesta reunião da SAD foi também discutido ¿ já em pormenor ¿ o Plano que tem vindo a ser estabelecido com a Câmara Municipal de Matosinhos, no âmbito da renovação urbanística e desportiva da zona da Cruz de Pau (envolvente ao Estádio do Mar) o qual, entre outros investimentos, conta com a construção do novo estádio.
Nesse sentido, continuam a ser dados passos fundamentais para a criação de um modelo legal de financiamento.
Até 31 de Março próximo, pretende-se fazer a apresentação deste grande Plano aos sócios do Leixões e ao público em geral.
Entretanto, a Administração do Leixões SC ¿ Futebol SAD não perde de vista o grande objectivo traçado no início desta temporada, ou seja, a permanência no escalão máximo do futebol português. Objectivo que, recorde-se, sucede à subida de divisão do Leixões, após 20 anos de permanência nas divisões secundárias, conforme estratégia delineada por esta Administração.
A Administração do Leixões SC ¿ Futebol SAD, nomeadamente o seu presidente Carlos Oliveira, viu renovado, ainda hoje, o voto de confiança dos accionistas da SAD que manifestaram como essencial para o desenvolvimento do actual projecto para o Leixões a permanência de Carlos Oliveira à frente da SAD.
Assim, a Administração do Leixões SC ¿ Futebol SAD renova o total apoio a todo o grupo de trabalho da equipa profissional de futebol.
A Administração do Leixões SC ¿ Futebol SAD vai continuar a honrar e a dignificar a História Centenária deste clube.»