Depois da Académica no sábado, o fator casa voltou a prevalecer este domingo. Casa Pia, Leixões, UD Oliveirense e Penafiel agarraram o apuramento na condição de visitados e estão na segunda fase da Taça da Liga.

Na reedição da final do Campeonato de Portugal da época passada, em Mafra, casa emprestada do Casa Pia, a equipa treinada por Luís Loureiro bateu o Vilafranquense no desempate por penáltis (4-1), após o nulo no tempo regulamentar.

Quem também garantiu a qualificação nos penáltis foi o Leixões. Em Matosinhos, no Estádio do Mar, houve também 0-0 no fim dos 90 minutos e os locais triunfaram depois por 5-4.

O Penafiel-Académico de Viseu esteve também na iminência de ser resolvido da marca dos 11 metros, mas um golo de Pires, aos 90 minutos, deu o triunfo aos durienses (1-0).

A UD Oliveirense também carimbou a segunda eliminatória, ao bater o Mafra, por 2-1, com golos de Oliveira (15’) e Marcos (42’). Medeiros reduziu para os visitantes (61’).

Este domingo, joga-se ainda um Sp. Covilhã-Varzim, que teve início às 18 horas.

Na próxima fase, o Casa Pia recebe o Boavista e estão também definidos mais três jogos: Leixões-Marítimo, Penafiel-Tondela e Rio Ave-UD Oliveirense.