O Académico de Viseu somou, este domingo, uma vitória crucial na luta pela manutenção, ao bater o Estoril, no António Coimbra da Mota, por 3-1, em jogo da 32.ª e antepenúltima jornada da Segunda Liga.

A formação viseense inaugurou o marcador por Kwame Nsor, aos 24 minutos, num golo que fez a diferença na primeira parte. Já após a expulsão de Dadashov na equipa canarinha, aos 54 minutos, o jogo voltaria a animar no marcador já na reta final. Fernando Ferreira fez o 0-2, aos 78 minutos, Gorré ainda reduziu (84’), mas Luisinho selou o triunfo dos visitantes, no primeiro minuto de compensação.

Num duelo titânico, igualmente com olhos na permanência, houve empate em Faro, entre Farense e Arouca: o 2-2 favoreceu indiretamente o Ac. Viseu, que tem agora três pontos à maior para a zona de descida.

Os algarvios inauguraram o marcador aos 29 minutos, por Fabrício, mas os arouquenses deram a volta ao marcador, com golos de Cephas Malele (35’) e Adílio Santos (68’). Contudo, Alan Júnior fez o 2-2 aos 79’, sete minutos após ter entrado em campo.

II Liga: resultados e classificação

Na Covilhã, houve empate a um golo entre a equipa serrana e o Leixões. Os de Matosinhos inauguraram o marcador logo no primeiro minuto, por Evandro Brandão, mas Kukula faria o empate aos 76’, faturando precisamente contra a antiga equipa, já após Stephane Dasse ter sido expulso nos homens do Mar, aos 55’.

Nesta altura, do nono ao 17.º classificado, ainda ninguém está a salvo da despromoção: Leixões, Cova da Piedade, Mafra, Ac. Viseu, Oliveirense, Farense, Arouca, Varzim e Sp. Braga B (menos um jogo) ainda têm contas a fazer. Tudo isto, num panorama global, porque o primeiro desta lista, o Leixões, atualmente com 41 pontos, ainda pode ser ultrapassado por todos os adversários até ao atual 16.º da tabela.

Nesta altura, quem ocupa esse 16.º posto, de descida, é o Varzim, com os mesmos 37 pontos de Farense e Arouca, 14.º e 15.º colocados, respetivamente. Contudo, tal deve-se pela diferença de golos, sendo que, se o campeonato terminasse agora, seria o Arouca a descer devido ao confronto direto num mini-campeonato a três: Varzim (sete pontos), Farense (seis) e Arouca (dois).

O Vitória-Sp. Braga fecha a jornada, na segunda-feira, sendo certo que se os minhotos não vencerem, consomam a descida.