Em 1970, no Estádio Jalisco em Guadalajara, mais de 66 mil pessoas puderam ver ao vivo aquela que ainda hoje é considerada a melhor defesa de todos os tempos. Gordon Banks, guarda-redes campeão do mundo quatro anos antes ao serviço da Inglaterra, surgiu no último instante a roubar um golo certo a Pelé.

O próprio Pelé, aliás, referiu-se àquele lance em termos que ficaram para a história. «Eu fiz um golo», disse o brasileiro. «Banks é que o parou». Num voo mágico, que ficou para a eternidade do futebol, o inglês foi da esquerda à direita da baliza em menos de nada e com o braço esticado parou a bola junto ao poste.

Por isso merece um registo sempre que outro guarda-redes de nome Gordon voa a fazer uma defesa impossível. Aconteceu este sábado, em Inglaterra, onde Craig Gordon parou um remate de Zat Knight que, como disse Pelé, era golo. A beleza é diferente, claro, mas vale a pena sempre que um Gordon faz uma defesa assim.

Curiosamente ontem a defesa de Craig Gordon valeu a vitória: o Sunderland bateu o Bolton por 1-0. Em 1970, a Inglaterra perdeu com o Brasil (0-1) num jogo ainda da fase de grupos do Mundial que os brasileiros haveriam de vencer, ficando com o título que a Inglaterra tinha ganho quatro anos no Mundial de Eusébio.

Veja a defesa de sábado de Craig Gordon:



Veja a melhor defesa de sempre, de Gordon Banks: