O treinador do Sporting, Leonardo Jardim, considerou que «é impossível» ter os jogadores no ponto que deseja, um dia antes de começar o campeonato 2013/14, frente ao Arouca, segundo classificado da II Liga na época transata.

Patrício convocado

Em conferência de imprensa em Alcochete, o técnico não assume qualquer candidatura a um lugar, seja no pódio ou na Europa e lembrou o passado recente dos leões com equipas que subiram de divisão.

«Construímos uma equipa há seis semanas e não se pode ter a equipa identificada com os processos e no auge da sua performance», explicou Leonardo Jardim sobre o facto de não poder ter a equipa a render já o máximo.

Slimani ainda pode ser chamado

«Estas seis semanas serviram para nos conhecermos e para desenvolver valores que queremos ter no plantel, desenvolvemos ideias técnico-táticas, os princípios de jogo que vão suportar o nosso modelo, ou seja, criámos um B.I, um cartão do cidadão, em que a equipa tem uma identidade», comentou o treinador.

«Com o passar do tempo essa evolução será gradual, mas estamos preparados para começar o campeonato», assegurou Leonardo Jardim.

«Ter André Martins ou Wilson Eduardo é diferente»

Nas últimas quatro épocas, os leões não venceram o jogo inaugural. O treinador sabe desse facto , mas acrescenta mais dados.

«Sabemos que o Sporting não conseguiu iniciar o campeonato com uma vitória, sabemos que no ano transato o Sporting perdeu sete pontos com as equipas que subiram, para além da eliminação na Taça de Portugal com o Moreirense», referiu.

«O início é sempre difícil, as equipas não se conhecem, mas temos capacidade para superar a ansiedade do primeiro jogo.

Jardim declarou que não pode dizer se herdou «um fardo pesado ou leve», mas tem consciência de que abraçou o projeto leonino «com responsabilidade». Depois de construir uma equipa «dentro dos limites, sobretudo o financeiro», o treinador entende que esta é «uma equipa diferente, com muitos jovens, com potencialidade, e que não aponta a classificações em maio», no final do campeonato.

«Neste momento, seria um erro estar a definir objetivos», rematou Jardim que prefere «debruçar-se no processo» de construção da equipa.