Leonel Pontes vai comandar a equipa do Sporting no período de transição, enquanto o elenco directivo de José Eduardo Bettencourt escolhe o sucessor de Paulo Bento. O Maisfutebol apresenta-lhe um breve perfil do treinador.
Nascido em Porto de Cruz (Machico) há 37 anos, Leonel Pontes da Encarnação faz parte da equipa técnica principal desde 2005. Antes, passara pelos vários escalões de formação do Sporting, com resultados positivos. Como madeirense, assumiu a responsabilidade de ser o encarregado de educação de uma jovem pérola que chegara ao clube: Cristiano Ronaldo.
«No que diz respeito a minha condição de Encarregado de Educação, posso dizer que o primeiro ano foi de adaptação á escola. O Cristiano teve todo o apoio da Escola EB2 de Telheiras, onde estudou e onde teve sucesso nesse ano. Fui directamente responsável por ele entre os 12 e os 15 anos de idade, ou seja, numa idade muito sensível. Naturalmente que foi uma fase em que foi preciso dar-lhe mais atenção. Somos os dois madeirenses e falávamos bastante sobre a nossa terra, a mãe dele estava sempre em contacto comigo o que fazia com que eu acabasse por ser uma referência na vida dele», explicou, no início de 2009, Leonel Pontes.
A 31 de Janeiro de 2006, em entrevista ao Jornal da Madeira, o jovem técnico fez um balanço sobre o seu trajecto no Sporting e falou sobre o futuro. «Qualquer treinador se sente realizado por ter contribuído para o sucesso de diversos atletas, como o Cristiano Ronaldo, o Quaresma, o Viana, entre outros, mas não nos podemos esquecer de outros tantos jogadores pelos quais também tivemos responsabilidade para o eventual insucesso por que passam», lembrou.
«Para já, não penso muito em ser treinador principal. Integro uma equipa técnica e tenho como único objectivo ajudar o Sporting a ser campeão e lutar, também, pela conquista da Taça de Portugal. São essas as premissas por que me rejo, então, mais tarde, fruto da experiência acumulada, poderei pensar em seguir outro rumo. Estou num dos melhores clubes portugueses. São dez anos de experiências e não posso deitar tudo fora, pois é uma casa que conheço bem, ou seja, o meu vínculo com este clube extravasa já o âmbito profissional, e é mesmo emocional», acrescentou Pontes.
Em 2007, Leonel Pontes voltou a ser notícia, contrariando o seu normal recatamento. O treinador adjunto do Sporting recebeu a melhor nota ne curso de treinadores UEFA Pro-Nível 4. 17,5 valores, cinco décimas acima do seu antigo superior, Paulo Bento. Bom cartão de visita.