A subida do Estoril ao quarto lugar da Liga foi a alteração mais significativa nos primeiros lugares da classificação após a realização da 19ª jornada. Para o Sp. Braga, em sentido inverso, a derrota por 2-1 significou a perda do sexto lugar. Foi inclusivamente entre o 4º e o 11º lugares da classificação que houve subidas e descidas nesta ronda.

Na frente da Liga ficou tudo na mesma no que respeita aos três primeiros lugares da classificação. O trio da frente ganhou e os três mantiveram as respetivas distâncias.

Dois deles defrontaram adversários em lugar de despromoção e também estes mantiveram os últimos lugares da tabela. O líder Benfica foi a Paços de Ferreira ganhar por 2-0 e garantiu os quatro pontos de vantagem sobre o segundo lugar. O Paços mantém-se com a lanterna vermelha.

No penúltimo lugar também se manteve o Olhanense depois da visita a Alvalade. O Sporting ganhou 1-0 aos algarvios e os leões acabaram assim por manter a mesma diferença para os dois primeiros que os precedem, mas conseguiram também deixar mais distante de si o quarto classificado.

A completar o vitorioso trio da frente está o FC Porto. Os vice-comandantes venceram 2-1 em Barcelos impondo ao Gil Vicente a décima derrota na Liga – só os dois últimos perderam mais jogos.

O Gil Vicente não ganha um jogo há 15 partidas: 10 desses jogos foram as últimas 10 jornadas do campeonato (os outros cinco são três jogos para a Taça da Liga e dois para a Taça de Portugal). O último triunfo dos minhotos para qualquer prova foi no campeonato a 3 de novembro de 2013 (1-0 sobre o V. Guimarães).

Um dos maiores vencedores da ronda foi o Marítimo, pois os três pontos ganhos com o triunfo sobre o V. Setúbal levaram a equipa da Madeira à primeira metade da tabela com a maior subida na classificação desta jornada: três lugares – e os sadinos foram uns dos ultrapassados.

O Rio Ave também caiu em Guimarães e manteve-se a par dos sadinos. Um golo serviu para a equipa de Rui Vitória descolar do Sp. Braga e isolar-se na perseguição ao primeiro lugar europeu. As equipas com mais triunfos do que derrotas no campeonato param no Vitória minhoto.

Com o empate no Restelo, a Académica foi-se aproximando da primeira metade da tabela e fechou as subidas na classificação começando a contar por baixo. Com o nulo, o Belenenses colocou em uma vitória a sua distância para com a linha de água. Também o Arouca ficou ainda mais distante da zona de despromoção com a igualdade frente ao Nacional. Mesmo com um ponto no regresso à Madeira, a equipa de Manuel Machado acabou por ser dos principais perdedores da ronda, pois caiu para o 5º lugar, com o sexto à distância de um triunfo.

Veja como está a classificação da Liga à 19ª jornada.