E chegou ao fim. Uma jornada como esta cansa e faz mal aos treinadores. De uma penada foram dois os técnicos a ver o olho da rua e um terceiro abanou tanto que quase caiu. Estamos a falar de Jesualdo Ferreira e Henrique Calisto, os despedidos, para além de Paulo Fonseca, que continua no cargo pelo menos até ao jogo da Liga Europa com o Eintracht Frankfurt.

Para além disso foi uma jornada espalhada em vários dias, começando na sexta-feira e terminando só nesta segunda-feira. O Benfica é mais líder, tendo agora cinco pontos de vantagem para o segundo classificado, que passou a ser o Sporting, enquanto o Estoril consolida a quarta posição. Lá no fundo da tabela continua tudo em aberto, com seis equipas a lutarem para não descer.

Quase que nos esquecemos do que aconteceu há quatro dias, ainda para mais quando falamos de um jogo sem golos entre a Académica e o Nacional. A equipa de Coimbra queixou-se da atuação do árbitro e os adeptos até foram à sala de imprensa protestar, mas o que é um facto é que a Briosa não vence há quatro jogos e caiu na classificação, enquanto o Nacional faz o trajeto contrário, segurando o quinto lugar.

Sábado trouxe muita animação, desde logo com o surpreendente empate do Sp. Braga em casa com o Arouca (2-2). O mau resultado dos arsenalistas viria a custar o posto de trabalho a Jesualdo Ferreira, que rescindiu já no domingo. Falhados todos os objetivos, o experiente trreinador ficou sem espaço de manobra, enquanto Pedro Emanuel consegue segurar-se no Arouca, para já três pontos acima da linha de água.

À noite foi a vez do Sporting sofrer, mas com um desfecho bem mais interessante. A equipa de Alvalade ainda esteve a perder, devido a um auto-golo de Maurício, mas soube recuperar e viu Slimani e Carlos Mané construírem a vitória por 2-1 no sempre complicado terreno do Rio Ave.

O domingo foi vivido em duas fases: três jogos com muitos golos e vitórias das equipas da casa; uma segunda parte com a derrota do FC Porto no Dragão com o Estoril ( do qual já muito se falou). O V. Setúbal goleou o Paços de Ferreira ( 4-0) e confirmou a excelente recuperação, permitindo-lhe ascender a um confortável nono lugar, enquanto os pacenses continuam a ser os últimos e despediram agora o seu segundo treinador da época (Henrique Calisto, depois de Costinha).

O Olhanense venceu o importante jogo frente ao Gil Vicente e ganhou nova esperança na luta pela permanência, enquanto arrastou a formação de Barcelos para a confusão. A equipa de João de Deus não vence um jogo desde 3 de novembro e tudo indica que a próxima jornada, com o V. Setúbal, será vital para o futuro do treinador. Registo ainda para a vitória tranquila do Marítimo sobre o Belenenses, que deixa os madeirenses com os mesmos pontos do Sp. Braga e atira a equipa de Marco Paulo para os últimos lugares.

A jornada terminou com o triunfo do Benfica sobre o Vitória de Guimarães. Rodrigo esfregou a lâmpada e o génio Markovic fez o resto. Um momento de inspiração do jovem sérvio ao minuto 40 bastou para quebrar a resistência da formação minhota. Três pontos que deixam o FC Porto mais longe do primeiro lugar.