F.C. Porto e Benfica continuam de braço dado no topo da classificação depois dos difíceis testes da 11ª jornada. Sporting e Sp. Braga, apesar das derrotas, mostraram que também têm cartas para dar neste campeonato. Mas a verdade é que o fosso que separa os líderes foi alargado para quatro pontos para os leões e para oito para os minhotos. Pelo meio está ainda o Marítimo que não conseguiu tirar máximo rendimento do derby madeirense (2-2).

Todas as crónicas e as melhores FOTOS da jornada

Numa primeira fase os olhos concentraram-se no derby da Luz, numa altura em que qualquer um dos grandes se podia destacar no topo da classificação. No meio de um duelo intenso, acabou por se repetir o «filme» do derby anterior, para a Taça da Liga, com um golo de Javi García a definir o resultado. A expulsão de Cardozo, por duplo amarelo, a meia hora do fim, ainda deixou alguma expectativa, mas Jesus conseguiu suster a ousadia de Domingos. Espectáculo no relvado sem correspondência nas bancadas que acabaram em chamas, dando mais voz às polémicas do que ao bom jogo que as duas equipas tinham proporcionado no relvado.

Antes, o Marítimo tinha desperdiçado uma boa oportunidade para reclamar o terceiro lugar no pódio da liga, com um empate na Choupana (2-2). A equipa de Pedro Martins chegou a estar na frente, com mais um golo de Baba, o nono do avançado que lidera a lista dos melhores marcadores . O Nacional virou o resultado na segunda parte, mas a equipa dos Barreiros ainda foi a tempo de reclamar um ponto, com uma grande penalidade nos descontos, continuando atrás dos leões.

O momento da jornada: golo da Javi Garcia

Com o Benfica provisoriamente destacado, faltava saber se o F.C. Porto tinha capacidade para o acompanhar na recepção ao Sp. Braga. A equipa de Vítor Pereira respondeu ao desafio às costas de Hulk que abriu o marcador, reforço a vantagem e ainda ofereceu o terceiro a Kléber. Depois, como admitiu Vítor Pereira, a «equipa deslumbrou-se», e o bis de Lima em tempo de descontos mostrou que o Sp. Braga até podia ter discutido o resultado de outra forma.

O F.C. Porto já soma cinquenta jogos consecutivos sem perder na liga e continua umbilicalmente ligado ao Benfica que, agora, depois da queda do Barcelona, é a única equipa na Europa sem derrotas em todas as competições.

A figura da jornada: incontornavelmente, Hulk

A ronda começou com a única vitória forasteira, com o Beira-Mar a surpreender a Académica em Coimbra, com um golo solitário de Zhang. Nos outros jogos, o destaque foi para vitória do Feirense sobre o Rio Ave (2-0) no regresso a casa da equipa de Santa Maria da Feira, que está de volta ao renovado Marcolino de Castro. Um regresso festejado com o segundo triunfo na liga.

No mesmo dia, o Gil Vicente suou para bater a U. Leiria (2-1), com a equipa de Paulo Alves a ocupa um honroso sétimo lugar. Já no domingo à noite, o empate do P. Ferreira na recepção ao Olhanense (1-1) ditou o afastamento de Luís Miguel. Foi a sétima «chicotada» na liga, a segunda no Paços, depois da saída de Rui Vitória.

A fechar as contas, o resultado mais desnivelado da ronda (3-0), permitiu ao V Guimarães subir ao pelotão dos oitavos. Foi o terceiro triunfo consecutivo dos vimaranenses para a Liga, apagando o recente desaire na Taça. Para os sadinos, preocupação acentuada com as duas expulsões e a série sem vencer, que já vem de Setembro.