F.C. Porto e Benfica trocaram, agora, de posição, por um golo, mas continuam de braço dado, a reforçar a ideia de um campeonato a dois, apesar do Sp. Braga fazer questão de seguir a dupla à distância. Na semana em que terminou a primeira fase das competições europeias, que deixou apenas os dois lideres como resistentes, o F.C. Porto suou para bater o Moreirense, enquanto o Benfica virou o «derby» em Alvalade. Tudo somado, numa jornada com vinte golos, os inseparáveis líderes já somam 29 pontos, mais nove do que os minhotos e mais dezoito do que os leões.

A figura da jornada: ainda embirram com ele?

A ronda começou na sexta-feira, na Amoreira, com sensacional Estoril a atropelar o V. Setúbal ( 3-0) e a saltar para o quinto lugar que, entretanto, se «desvalorizou» para um sétimo. De qualquer forma, a equipa de Marco Silva, com Jefferson em grande estilo, continua a ser uma das boas surpresas desta Liga.

O momento da jornada: ufa...com a cabeçada de Jackson

No sábado, as atenções concentraram-se no Dragão. O F.C Porto estava obrigado a vencer para poder capitalizar um eventual deslize do «companheiro» em Alvalade, mas a verdade é que a equipa de Vítor Pereira teve de sofrer durante 71 minutos, antes de respirar de alívio com uma cabeçada de Jackson que garantiu o essencial com o décimo golo do colombiano na Liga ( 1-0).

A frase da jornada: «Era o que calhasse»

Domingo houve resultados para todos os gostos. A começar pelo Beira Mar que foi a Barcelos surpreender o Gil Vicente ( 2-1) e apanhar o «elevador» que subiu do último lugar até ao décimo. Mais acima, Rio Ave e Paços de Ferreira, quarto e quinto classificados, mantiveram distâncias com um nulo.

Já nos Barreiros, no primeiro «derby» da jornada, o Marítimo bateu o vizinho Nacional ( 2-0). A fechar o dia, o V. Guimarães voltou a aproximar-se da Europa e do vizinho Sp. Braga com um triunfo sobre o Olhanense ( 2-0).

A equipa da jornada: amarelo em maioria

Segunda-feira, antes do «derby», o Sp. Braga, agora já «livre» da Europa, fez uma demonstração de força em Coimbra, com uma vitória categórica sobre a Académica ( 4-1), num jogo que ficou marcado pelos assobios dos «estudantes» a Éder.

A jornada fechava em grande, em Alvalade, com um derby que começou muito antes do primeiro apito de Marco Carreira. Começou na quinta-feira quando um temporal obrigou ao adiamento do jogo dos leões com o Videoton. O Sporting queria adiar o «derby» para terça-feira, mas o Benfica fechou os olhos e a Liga fechou mesmo a porta. O jogo jogou-se mesmo na segunda-feira.

Os leões ainda chegaram ao intervalo sorridentes, com o mesmo resultado de há um ano, outra vez com um golo de Wolfswinkel, mas Cardozo virou Alvalade «pantanas» na segunda parte, com ação direta nos ( três golos) que permitiram à equipa de Jorge Jesus voltar ao topo, agora com o estatuto de líder, com mais um golo do que o campeão.