A última jornada de 2011 manteve F.C. Porto e Benfica ombro a ombro, no topo da classificação da Liga. As «águias» abriram a ronda com uma goleada ao Rio Ave (5-1), em jogo que até estiveram a perder, e os «dragões» ultrapassaram um Marítimo (2-0) muito resistente. Já o Sporting acaba o ano a derrapar, dado o empate registado em Coimbra (1-1).

Na Luz a figura foi Nolito. De regresso ao «onze», o espanhol marcou dois golos ao Rio Ave, que até esteve em vantagem, graças a um golo de Atsu, jogador cedido pelo F.C. Porto. Cardozo, Saviola e Garay também festejaram, sendo que no caso do defesa foi uma estreia em Portugal.

Um dia depois, o F.C. Porto anulou a diferença para o rival. O Marítimo ficou reduzido a dez elementos ainda na primeira parte, mas resistiu até bem perto do final. Foi ao minuto 80 que Cristian Rodríguez apontou o tento da reconciliação, na semana em que assumiu um desentendimento com o técnico Vítor Pereira. Um autogolo de Briguel, pouco depois, sentenciou o jogo.

O principal derrotado da jornada, no que à luta pelo título diz respeito, acabou por ser o Sporting. A equipa de Domingos Paciência não foi além do empate em Coimbra, e está agora a seis pontos do topo. Um golo de Éder deu vantagem à Académica, com Elias a salvar um ponto para os «leões», antes de ser expulso.

Mais perto do Sporting está agora o Sp. Braga, que conseguiu uma importante vitória em Olhão (3-4). A equipa de Leonardo Jardim tinha dois golos de desvantagem ao intervalo, mas teve uma reacção guerreira na etapa complementar. Electrizante, este jogo deu decisivo contributo para que esta tenha sido a ronda com mais golos da presente edição da Liga (27 tentos).

Beira Mar e Feirense acabam o ano em bom plano

Vitória de Guimarães e Gil Vicente empataram no duelo entre as outras equipas minhotas (1-1). Nuno Assis deu vantagem à equipa da casa, mas um autogolo de NDiaye deu um ponto para cada lado. Aproveitou o Beira Mar para dar um importante salto na tabela classificativa, com uma vitória clara na Mata Real (0-3). Balboa marcou o primeiro golo em Portugal, naquele que foi o quinto jogo consecutivo sem vencer do Paços de Ferreira, na Liga, prova em que carrega a «lanterna vermelha».

Também afastado dos bons resultados parecem estar também Nacional e Vitória de Setúbal, que empataram na Choupana (1-1). A formação madeirense leva quatro jornadas sem ganhar, e a equipa sadina vai em seis.

A atravessar um bom momento parece estar o Feirense, que conseguiu a segunda vitória em igual número de jogos na sua verdadeira casa, o Estádio Marcolino de Castro. Desta feita a «vítima» foi a União de Leiria (2-1). O avançado Buval chegou tarde mas parece não perder tempo: em quatro jogos pelo clube marcou quatro golos.