A última jornada da primeira volta confirmou o Benfica como campeão de Inverno, após goleada ao Vitória de Setúbal (4-1). A equipa de Jorge Jesus ainda apanhou um susto, já que esteve a perder, mas depois garantiu nova vitória folgada e chega a meio da Liga na liderança isolada, algo que não acontecia desde 1993/94. Óscar Cardozo marcou dois golos que o deixam no topo da lista de melhores marcadores (onze tentos), mas foi novamente expulso.

Menos exuberante do que o rival, mas igualmente eficaz, o F.C. Porto manteve os dois pontos de atraso para o Benfica, ao vencer o Rio Ave poucas horas depois (2-0). Hulk saiu lesionado ainda na primeira parte, e acabou por ser o jovem James Rodríguez a fazer a diferença, com um «bis».

A primeira volta fechou com a subida do Sp. Braga ao terceiro lugar, destronando o Sporting, que derrotou por 2-1. A equipa leonina chega a meio do campeonato com os mesmos pontos que tinha um ano antes (28), e realisticamente afastado do título, tendo em conta os onze pontos de atraso para o líder.

Ultrapassagem vimaranense e olhanense

E bem perto do Sporting está também o Marítimo, que ainda assim só conseguiu um empate em Paços de Ferreira (1-1). Baba, o segundo melhor marcador do campeonato, evitou a derrota da formação madeirense e roubou dois pontos ao «lanterna vermelha» da prova.

No sexto lugar houve uma troca, com o Vitória de Guimarães a ultrapassar a Académica com um triunfo em Coimbra (0-2). Um jogo que fica marcado pela lesão grave de Orlando, capitão da Briosa, que regressava à competição após treze meses de paragem.

Situação idêntica na luta pelo oitavo lugar, com o Olhanense a ultrapassar o Beira Mar, equipa frente à qual Sérgio Conceição conquistou a primeira vitória como técnico principal (2-1).

Em igualdade pontual com os aveirenses estão agora Gil Vicente e Nacional. A equipa treinada por Paulo Alves empatou em Santa Maria da Feira (0-0), mas desperdiçou uma grande penalidade, enquanto que Pedro Caixinha foi travado pela União de Leiria, equipa em que iniciou a época (2-2), e que continua em zona de despromoção.