Edinho, o herói improvável. Com dois golos nas duas últimas jornadas, conquistou seis pontos que valeram a salvação à equipa de Coimbra. O avançado chega ao final da temporada com cinco golos. O primeiro de pouco valeu à briosa (na derrota diante do Nacional por 1-4), mas os dois seguintes, já valeram dois pontos, nos empates em Santa Maria da Feira (1-1) e no Dragão (1-1). Os últimos dois valeram seis e foram os mais festejados da temporada.

Há duas semanas a Académica quebrava o «blackout» em Alvalade para colocar em causa a verdade desportiva, depois de ter sido ultrapassada pelo Feirense que tinha ganho a um Leiria reduzido a oito. Na semana passada, os estudantes recuperaram a vantagem, com um golo solitário de Edinho ao V. Setúbal, mas a questão ficou ainda pendente para a última ronda.

Este sábado, Edinho voltou marcar um golo que valeu mais três pontos e acabou com todas as dúvidas. Foi a oito minutos do final quando o jogo estava empatado em Guiamrães. Na sequência de um livre de Adrien, Edinho surgiu sem marcação e desviou de cabeça. Um golo que permitiu aos adeptos da Briosa desligar os relatos que vinham de Barcelos. A Académica estava salva.