A Assembleia-Geral da Liga aprovou o modelo de alargamento da primeira divisão para 18 clubes sem liguilha e sem descidas de divisão: significa que todos os clubes presentes na Liga esta época, ficarão para a próxima. A revelação foi feita por Rui Alves, presidente do Nacional, em conversa com os jornalistas, ainda antes de o presidente da Liga, Mário Figueiredo, anunciar a decisão final.

Liga: alargamento aprovado, liguilha não

A votação foi renhida, tendo sido aprovada a proposta com 23 votos a favor, 21 contra e 2 abstenções. Sobem os dois primeiros classificados da Liga de Honra, que se juntam aos dezasseis que ficam desta época para compor o lote de dezoito clubes.

Sporting: «O que aqui foi aprovado é ilegal»

Rui Alves: «Nacional vai impugnar»

Na II Liga não desce ninguém, juntam-se duas equipas da II Divisão B e mais as seis equipas B, num total de 22 equipas.

Presidente da Liga contra «a teoria da cabala»

Rui Alves quer que clubes que votaram contra se juntem para impugnar esta decisão. Para além do Nacional, também o Sporting votou contra a decisão e o F.C. Porto votou contra o alargamento, de imediato. O dirigente madeirense espera também que a Federação e, se for preciso, o Conselho Nacional do Desporto reprovem esta medida.

No final da Assembleia-Geral, Mário Figueiredo revelou que existia uma outra proposta, movida pelos clubes da Liga de Honra, para que subissem os quatro primeiros deste escalão. O facto de a proposta de não haver descidas ter sido apresentada primeiro e, por isso, votada primeiro, inviabilizou a outra,já que foi logo aprovada.

Refira-se que o alargamento para dezoito clubes, e a decisão de não descer ninguém esta época, têm de ser aprovados ainda em sede de Federação Portuguesa de Futebol para se tornarem efetivos. A decisão da Assembleia-Geral da Liga de Clubes, portanto, ainda não é definitiva.

[artigo atualizado]