A segunda jornada da Liga dos Campeões serve, tradicionalmente, para alinhar os favoritos no apuramento para a fase seguinte da prova. E muitas vezes para perceber quem pode assumir-se como favorito à vitória na competição. Se bem que ainda seja cedo para tirar conclusões, é certo que o Arsenal impressiona - tanto na Champions como na Premier League.

A facilidade com que a equipa de Arsène Wenger derrotou o Nápoles (2-0) é sublinhada por mais uma excelente exibição de Ozil, que voltou a marcar um golo e a fazer uma assistência (para Giroud). O médio alemão está a ter um arranque de temporada imparável e parece estar disposto a fazer chorar os adeptos do Real Madrid. A equipa de Benitez, por seu lado, demonstrou ainda não estar preparada para enfrentar os grandes desafios internacionais, apesar do potencial revelado a nível interno. No confronto direto, o espanhol continua sem conseguir vencer ao técnico francês.


Também no grupo H, o Borussia Dortmund não teve dificuldades em ultrapassar o Marselha, vencendo por 3-0. Com o treinador Jurgen Klopp na bancada a cumprir castigo, os alemães aproveitaram as fragilidades defensivas do adversário para construirem um resultado confortável que lhes permite enfrentar com ambição o duplo confronto com o Arsenal. O Marselha, por seu lado, tem a vida cada vez mais difícil e provavelmente terá de dizer adeus às competições europeias.

Nesta segunda jornada foram quatro as equipas a conseguirem alcançar a segunda vitória. Para além de Arsenal e Atlético de Madrid, também Barcelona e Schalke 04 têm a vida mais facilitada no que diz respeito ao apuramento para a próxima fase.

Os catalães sofreram para vencer o Celtic em Glasgow, naquele que Fabregas considerou «o jogo mais complicado da temporada». Sem o lesionado Messi, a equipa de Tata Martino não encontrou soluções em Neymar e até seria o próprio Fabregas, que substituiu Messi no onze, a marcar o golo solitário. No outro jogo do Grupo H, o Milan foi ao terreno do Ajax empatar (1-1) e com Balotelli a regressar aos golos de penalti, depois dos holandeses terem estado grande parte do tempo em vantagem.

Tranquila foi a noite de Mourinho, com o seu Chelsea a golear o Steaua em Bucareste (4-0). Ramires marcou dois golos e transformou-se na grande figura de uma noite em que os críticos do treinador português tiveram de se calar. O Basileia, que tinha surpreendido o Chelsea na primeira jornada, perdeu em casa (0-1) com um Schalke muito sólido, que está agora na liderança do grupo E.

Uma última palavra para o grupo G, que tem tudo em aberto para o segundo lugar. Com o triunfo no Dragão o Atlético Madrid segue tranquilo na liderança e terá agora pela frente um duplo confronto com o débil Áustria de Viena. O FC Porto, por seu lado, terá de vencer o Zenit de Hulk se quiser sonhar com o apuramento para a próxima fase. A boa notícia é que Witsel foi expulso e vai falhar pelo menos um dos confrontos.