A 20 de novembro de 2017, o Maisfutebol fez um retrato de Bruno Costa, médio do FC Porto então chamado por Sérgio Conceição para a viagem a Istambul, para o jogo com o Besiktas, da fase de grupos da Liga dos Campeões. Recuperamo-lo agora, no dia em que o jogador de 20 anos é titular em Liverpool.

Artigo original: 20/11/2017

É médio e também rotulado como avançado no seu percurso. Tem 20 anos e é a grande surpresa nos eleitos de Conceição para o jogo do FC Porto com o Besiktas na Turquia, da Liga dos Campeões.

Falamos de Bruno Xavier Almeida Costa. Ou, simplifique-se, Bruno Costa. Mais um entre os demais, à espreita de uma oportunidade de singrar.

Natural de Oliveira de Azeméis, deu os primeiros toques na bola na Escola de Futebol “Os Milheirinhos”, em Santa Maria da Feira, antes de rumar às escolas do Feirense. Contudo, o salto maior deu-se em 2009, para o FC Porto, onde progrediu entre o futebol e os estudos, no curso superior de Engenharia Informática.

Dos infantis aos juniores, Bruno fez toda a formação nos dragões. Hoje, é peça cada vez mais sólida nos bês de António Folha. O técnico lançou-o em seis jogos da II Liga na temporada passada e, na Youth League, destacou-se ao apontar golos a Barcelona e Leicester.

Esta época, tem sido opção regular e definitiva na formação secundária. Leva dois golos em 12 jogos – cinco deles a titular – entre II Liga (11) e Premier League International Cup (1).

De bicampeão nos juniores à Coreia do Sul

Bruno Costa cedo começou a aparecer nas seleções jovens de Portugal. Fez a primeira internacionalização a 5 de junho de 2012 e conta 23 presenças pela camisola das «quinas», entre sub-15, sub-16, sub-17, sub-19 e sub-20.

Com a crescente afirmação nos juniores do FC Porto, onde foi bicampeão nacional com os títulos de 2014/15 e 2015/16, Bruno destacou-se na ronda de elite de apuramento para o Europeu sub-19. No último e decisivo jogo, a 29 de março de 2016, apontou um belo golo no triunfo por 3-1 ante a Eslovénia, no Estádio dos Arcos.

O golo de Bruno Costa, a partir dos 0:48’:

Um momento para recordar. Uma espreitadela em vão ao Europeu na Alemanha, pois Emílio Peixe não o chamou. O mesmo selecionador que, já este ano, proporcionou a estreia de Bruno numa fase final de uma grande competição de seleções jovens: o Mundial sub-20.

Bruno teve a oportunidade nos oitavos de final, foi titular brilhou com um golo e uma assistência na vitória ante os anfitriões, por 3-1. Voltou a ser opção nos «quartos», contra o Uruguai, que ditou a eliminação lusa da prova.

Quinto caso à vista?

Pertença da lista B dos dragões para a Liga dos Campeões, Bruno Costa pode ser o quinto elemento da formação portista a ser lançado por Sérgio Conceição.

Nos quatro casos até agora registados esta época, a Taça de Portugal como denominador comum a proporcionar estreia absoluta. Se Diogo Dalot, Luizão e Jorge Fernandes fizeram os primeiros minutos na goleada ao Lusitano de Évora (0-6), André Pereira fê-lo no triunfo da última sexta-feira, ante o Portimonense (3-2).

Poderá Bruno Costa espreitar a mesma façanha em Istambul? Tem a palavra Conceição.