Que repercussões tem a eliminação do FC Porto da Liga dos Campeões no Ranking UEFA? O que precisam as equipas portuguesas de fazer para ultrapassar a Rússia na hierarquia e, assim, voltar a poder ter três lugares de acesso à Champions?

A resposta à primeira pergunta é «poucas, para já» a não ser para o próprio FC Porto a nível financeiro, a segunda é «muito, para ser possível já esta época».

Portugal tem nove pontos somados em 2019/20 e a Rússia 10.

Porém, os nove pontos são divididos por cinco (número de equipas que a Liga coloca na UEFA) e os 10 por seis (o número de equipas que os russos tinham na Europa no começo da época), pelo que, neste momento, Portugal até está à frente da Rússia nesta temporada.

Caso o FC Porto tivesse ultrapassado o Krasnodar, teria feito mais meio ponto (se empatasse o jogo) ou um (se tivesse vencido). Ou seja, as repercussões são mínimas até porque os pontos na qualificação são reduzidos a metade.

Isto é, se uma vitória na fase de grupos vale dois pontos, na qualificação vale um; um empate vale um ponto na fase de grupos, na qualificação vale meio ponto.

Porém, é na visão a longo prazo que o cenário se pode complicar para Portugal. 

Se o Krasnodar passar o Olympiakos de Pedro Martins obtém quatro pontos de bónus, algo que o dragão também deixou de ganhar.

E quando se pensa que o FC Porto pode pontuar mais na Liga Europa do que na Liga dos Campeões devido à valia dos adversários, não deixa de ser verdade que é na Champions que reside o maior bónus de todos a nível de ranking: a passagem aos oitavos de final.

A Rússia pode colocar três equipas na fase de grupos, se o Krasnodar se juntar a Lokomotiv e Zenit e se as três chegarem aos oitavos de final, são 15 pontos de bónus. O Benfica, recorde-se, é o único representante português na prova e até beneficiou da eliminação portista.

Obviamente, são alguns «ses», mas há também uma certeza e que é a resposta à segunda pergunta deste texto: a partir de agora, Portugal necessita de fazer mais oito pontos do que os russos em 2019/20.

É difícil? É.

Na época passada, a Liga venceu esse duelo particular. 2018/19 foi a primeira vez em cinco anos que Portugal teve um melhor ano na Europa do que os russos. Fê-lo com 54,5 pontos totais versus 45,5 dos russos. Ou seja, para chegar ao sexto lugar do ranking no final desta época e ter três equipas na Liga dos Campeões, Portugal vai ter de ganhar pontos à Rússia como quase nunca ganhou nestes cinco anos.