O sorteio ditou uma estreia. O Krasnodar é o adversário do FC Porto na 3.ª pré-eliminatória da Liga dos Campeões. 

Olhando para o histórico, nunca os dragões defrontaram esta equipa. No entanto, os azuis e brancos têm-se dado bem nos duelos com equipas russas. Ao todo foram 14 jogos, com oito vitórias portistas, quatro empates e apenas duas derrotas, ambas contra o Zenit.

O clube de São Petersburgo é, aliás, o único com o qual os azuis e brancos têm um registo negativo: duas derrotas e dois empates. 

Quanto ao trio moscovita CSKA, Spartak e Lokomotiv (as restantes equipas daquele país que foram adversárias), o historial é de invencibilidade, com apenas dois empates e oito vitórias.

As boas recordações reportam também ao ano de 2010/11, quando com André Villas-Boas o FC Porto venceu a Liga Europa, tendo afastado o CSKA nos oitavos de final e o Spartak nos quartos.

Foram esses os únicos confrontos fora da Liga dos Campeões. Dos 14 duelos, dez foram na prova milionária. Os últimos aconteceram na época passada, frente ao Lokomotiv, de Eder e Manuel Fernandes, numa fase de grupos em que a equipa de Sérgio Conceição foi a melhor das 32 equipas da Champions, conquistando 16 pontos em 18 possíveis. 

Dessa vez, o FC Porto foi vencer a Moscovo (3-1) e goleou no Dragão, por 4-1. Será este um bom tónico para o inédito duelo frente ao Krasnodar?

--

Resultados do FC Porto contra equipas russas

Adversário/resultado Vitória Empate Derrota
CSKA 4 2 0
Zenit 0 2 2
Spartak 2 0 0
Lokomotiv 2 0 0
Total 8 4 2