Barcelona e Manchester City garantiram esta quarta-feira a qualificação para os oitavos de final da Liga dos Campeões, num grupo que acabou por ficar totalmente definido antes da última ronda. A equipa de Luis Enrique, com André Gomes titular, foi a Glasgow bater o Celtic por 2-0, com «bis» de Messi, enquanto a equipa de Pep Guardiola sofreu, mas acabou por garantir o segundo «bilhete» para a próxima fase com um empate no campo do Borussia Mönchengladbach (1-1). Os alemães seguem para a Liga Europa, os escoceses ficam desde já afastados.

Começamos pelo Celtic Park onde ainda ecoavam os sete golos com que o Barça brindou os católicos no primeiro jogo no Camp Nou, mas a verdade é que foi um jogo bem distinto, com o campeão escocês a puxar pelos galões e, ainda com uma pequena possibilidade de se qualificar, a obrigar os catalães a aplicarem-se para voltarem a vencer. Os escoceses, com um ambiente espetacular, entraram forte e nem acusaram o primeiro golo de Messi, aos 24 minutos, na sequência de um grande passe de Neymar. O jogo prosseguiu aberto, com parada e resposta.

Até ao intervalo, o Barça podia ter voltado a marcar, mas também dava a sensação que o Celtic podia voltar ao jogo, caso chegasse ao empate. No entanto, logo a abrir a segunda parte, grande penalidade para o Barça, a punir uma falta de Izaguirre sobre Suárez, e nono golo de Messi na Champions. Ficava aqui praticamente tudo decidido. Três preciosos pontos para o Barça que, com o empate do City na Alemanha, garantiu, desde já, o primeiro lugar do grupo antes de receber o Borussia.

Guardiola sofre, mas garante segundo lugar

Entretanto, em Mönchengladbach, o City ainda apanhou um susto, quando Raffael colocou o  Borussia em vantagem, aos 23 minutos, mas a equipa de Guardiola reagiu bem e chegou ao empate mesmo em cima do intervalo, com golo de David Silva.

O jogo tornou-se mais feio na segunda parte e o Borussia ficou reduzido a dez quando Lars Stindl viu um segundo catão amarelo, aos 51 minutos, mas até nesse aspeto o jogo terminou empatado, uma vez que Fernandinho, aos 63 minutos, também viu um segundo amarelo e consequente vermelho.

Feitas as contas, ficou tudo definido neste grupo. o Barça soma 12 pontos e já tem garantido o primeiro lugar, enquanto o City é segundo, com 8. O Borussia, com mais três pontos do que o Celtic e com vantagem no confronto direto com os escoceses, também acabou por garantir a qualificação para a Liga Europa.