* Enviado-especial a Madrid

A conferência de imprensa era de antevisão ao Real Madrid-Bayern, mas Pep Guardiola foi questionado sobre Lionel Messi, que por estranho que pareça também foi incluído na onda de criticas ao Barcelona, após a eliminação da Liga dos Campeões e a derrota na final da Taça do Rei.

O técnico começou por responder que não se sentia «cómodo» a falar da antiga equipa, e que não se queria distrair antes de uma meia-final da Liga dos Campeões, mas depois lá deixou um rasgado elogio ao ex-«pupilo». 

«Estou longe mas a minha opinião sobre Messi nunca mudará. Pode estar bem ou mal, ganhar ou não a Liga e a Taça, mas o meu respeito é demasiado grande para me deixar influenciar pelos resultados. Nunca vi um jogador como ele, e acho que nunca mais haverá um jogador como ele. A minha opinião não muda, independentemente do momento de um jogador de futebol», disse Guardiola.

Pep falou ainda da situação de «Tata» Martino, que parece de saída do Barcelona, e também sobre David Moyes, que rescindiu com o Manchester United. « Não é novo. Nas equipas grandes, se perdes, vai para a rua. Nas equipas grandes, se não ganhas, estás em risco de continuar na próxima epóca, mesmo com contrato», respondeu Guardiola.

Questionado depois se estaria interessado em rumar a Old Trafford, o espanhol mostrou-se fiel ao Bayern: « Estou aqui, no Bayern, e vou continuar. Ganhámos a Bundesliga mas sinto que a equipa pode melhorar. Não foi fácil, tive de adaptar-me, e preciso de mais tempo para sentir que esta é mesmo a minha equipa. Claro que já sinto que o Bayern é a minha equipa, mas penso que podemos fazer melhor.»