Rui Vitória, treinador do Benfica, em declarações na zona de entrevistas rápidas da Eleven Sports, após a derrota por 5-1 no terreno do Bayern Munique, que vale a eliminação das águias da Liga dos Campeões.

«Sinto tristeza, obviamente, porque não era isto que queríamos. O Bayern foi superior. Não conseguimos operacionalizar a estratégia que delineámos e implementar, e deixámos o Bayern jogar a bel-prazer, o que se paga caro. Cometemos demasiados erros para este tipo de competição. Sentimos uma tristeza muito grande, mas a realidade é esta. Objetivamente, saímos da Liga dos Campeões e estamos na Liga Europa.»

[Os jogadores não interpretaram o que foi pedido?]

«A estratégia passava por ser uma equipa forte, pressionante e agressiva do ponto de vista defensivo, para depois sair em velocidade para o ataque. E não conseguimos fazer isso. Porque o Bayern acabou por fazer logo o golo, num lance em que o permitimos, com muita passividade e isso condicionou. E depois, mesmo quando fazemos o 3-1, na jogada seguinte sofremos o quarto golo, o que nos tira a força anímica. Fica um resultado pesado porque o Bayern é uma das melhores equipas da Europa e foi-nos superior. Isto já aconteceu aqui com outras equipas também e há que assumir que não estivemos bem.

[qual o jogo decisivo?]

«A decisão deste grupo aconteceu nos dois jogos com o Ajax. Por pormenores, perdemos e empatámos, quando podia ter acontecido o contrário. Ainda podemos fazer sete pontos, mas essa jornada com o Ajax acaba por ser determinante. Estamos na presença de duas equipas muito fortes na Europa e fica essa dupla jornada a condicionar a eliminação.»

[como fica a situação de Rui Vitória?]

«O próximo passo é analisar o jogo e preparar os próximos jogos. Os maus momentos são para ser ultrapassados, os desafios são para ser ultrapassados e é isso que sentimos neste momento.»