O Borussia Dortmund confirmou o apuramento para os oitavos de final da Liga dos Campeões esta noite, após o empate caseiro, sem golos, ante o Club Brugge (0-0) na quinta e penúltima jornada do grupo A.

Já com o terceiro lugar e consequente relegação para a Liga Europa garantida, os belgas precisavam de vencer na Alemanha para arrastar o apuramento para a próxima fase para a última jornada. Mas um Dortmund de controlo, equilíbrio e até mais ameaça no ataque, anulou as esperanças visitantes.

Pulisic, primeiro (10’) e Raphael Guerreiro, depois, num livre direto, testaram Horvath nos primeiros 16 minutos. Perante um Dortmund com mais bola e remates, o Brugge soltou-se timidamente e só respondeu aos 25 minutos: após bola recuperada junto da área alemã, Amrabat rematou torto.

Liga dos Campeões: os apurados para os «oitavos»

Os alemães estiveram na iminência de ganhar vantagem perto do intervalo, mas nem Reus, nem Guerreiro, conseguiram dar com o golo.

Na segunda parte, o ritmo baixou e o Dortmund foi controlando com algum risco a igualdade, que o Brugge esteve perto de desfazer só ao minuto 73: num contra-ataque com insistência na área do Dortmund, Dennis rematou pouco ao lado.

A equipa de Lucien Favre aguentou o 0-0 até final e tem os «oitavos» garantidos, restando saber se na liderança ou no segundo lugar.

O Dortmund é segundo classificado, com dez pontos. O Atlético Madrid lidera, com 12. O Club Brugge é terceiro, com cinco e o Mónaco último, com um ponto.