Jorge Jesus arriscou no Euromilhões e venceu. O Sporting bateu o Steaua Bucareste, mesmo que só tenha descansado no segundo tempo, e chegou pela oitava vez à fase de grupos da Liga dos Campeões.

Mais do que isso, o leão fez aquilo que não tinha feito em Alvalade. Mostrar no resultado que é bem melhor do que a equipa romena. E se isso não sucedeu no primeiro tempo, na etapa complementar Bruno Fernandes tratou de sublinhar quem, afinal, tinha qualidade para jogar na Champions e o leão foi alimentando essa diferença com golos.

A surpresa e o falhanço coletivo

A primeira linha deste texto remete para a aposta inicial do treinador leonino. Não pela inclusão de Seydouf Doumbia, mas pelo facto de, com tanto em jogo, Jorge Jesus ter remetido o goleador Bas Dost para o banco.

O técnico venceu a mão, neste caso a segunda deste play-off, com o costa-marfinense a desequilibrar a eliminatória com o 0-1 aos 13 minutos.

O leão entrara como só podia: a ter a bola no meio-campo contrário e perto da área de Nita. Por isso, o 0-1 era algo lógico.

Ainda assim, e porque o nome do jogo ainda é futebol, o clube romeno igualou a partida. Uma falha coletiva, com Piccini a perder a bola e restante defesa a não solucionar o problema que sempre foi neste play-off o capitão Alibec. O remate do ponta de lança bateu numa defesa de Patrício, mas Júnior Morais fez a recarga para o 1-1.

Um golo que o leão estranhou, é um facto. Porque deu a sensação de ter ficado atarantado e na dúvida. Porém, a segunda parte acabou com todas as hesitações e anseios que pudesse haver.

Bas Dost lá foi a jogo e no minuto seguinte o melhor de Bruno Fernandes surgiu. Um passe a rasgar para Acuña, outro para Gelson Martins e o Sporting chegou a um 3-1 que mais não era a dura realidade que o Steaua enfrentava: o leão, pura e simplesmente, é muito melhor.

O argentino atirou para o 2-1 e o internacional português fez o terceiro com um bom remate. Dois golos que colocavam os verdes e brancos no sorteio desta quinta-feira e que abriram espaço para a goleada. Descansado nos milhões que vai receber, o leão encheu a barriga.

Bas Dost cumpriu rotina e Battaglia estreou-se a marcar de verde e branco. Pela segunda vez em meros dias, o leão fazia cinco golos num jogo. Chegou aos milhões que a UEFA oferece pela participação na Champions e Jorge Jesus ainda pôde gerir a equipa para domingo, dia em que o Estoril visita o José Alvalade.

Adrien saiu tocado e se joga ou não no campeonato é a dúvida que resta de Bucareste. Porque quando pisar relvado no fim de semana, o leão tem agora a certeza de que é uma das 32 equipas da milionária liga e até já vai saber o que enfrenta na UEFA até dezembro.