O Benfica já assegurou 42,95 milhões de euros pela entrada na fase de grupos da Liga dos Campeões, de acordo com os montantes a que os clubes terão direito nas taças europeias em 2019/20.

De acordo a informação divulgada pela UEFA nesta quinta-feira, os valores são semelhantes aos da época passada, sendo que 15,25 milhões de euros do referido bolo dizem respeito à presença na fase de grupos e 27,7 ao valor mínimo que os encarnados vão receber pelo ranking nos últimos dez anos.

Refira-se que o Benfica pode ainda chegar aos 44,06 milhões de euros antes de entrar em ação, mas isso só acontecerá caso o FC Porto não atinja a fase de grupos.

Se os dragões superarem a 3.ª pré-eliminatória e o play-off, recebem esse montante.

No ranking a dez anos, o FC Porto está no oitavo lugar, enquanto o Benfica está no décimo posto, sendo que Manchester United Arsenal não entram nas contas por estarem fora dos 32 participantes na fase de grupos da Liga dos Campeões.

A UEFA atribui 1,108 milhões ao 32.º classificado dos presentes e a verba atribuída é multiplicada pela ordem inversa à tabela: o Real Madrid, por exemplo, tem direito a 35,456 milhões de euros como bónus pela posição hierárquica ocupada.

Já os prémios por vitória e empate mantêm-se inalterados: 2,7 milhões de euros pelo triunfo e 900 mil euros pelo empate.

A presença nos oitavos permite arrecadar 9,5 milhões de euros, os quartos dão 10,5 milhões, as 'meias' 12 e a final 15 milhões de euros, com o vencedor do derradeiro jogo, agendado para 30 de maio de 2020 em Istambul, a arrecadar um prémio adicional de 4 milhões de euros.

A estes valores acrescem ainda os do 'market pool' relacionados com os direitos televisivos: são 292 milhões de euros a distribuir pelos 32 clubes em função do valor proporcional dos países se ficar sozinho, o Benfica tem direito aos 100 por cento de Portugal; caso tenham a companhia do FC Porto, as águias cedem 40 por cento aos azuis e brancos.

Relativamente à Liga Europa, o Sporting - até agora a única equipa com presença garantida na fase de grupos - já assegurou 2,92 milhões de euros, verba que ascenderá, em função do ranking a dez anos dos clubes participantes, até 3,428 milhões de euros.

A vitória na fase de grupos vale 570 mil euros, enquanto o empate é premiado com 190 mil euros. As equipas que chegarem aos 16 avos ganham ainda meio milhão de euros, aos ‘oitavos’ 1,1, aos ‘quartos’ 1,5, às ‘meias’ 2,4 e à final, a 27 de maio em Gdansk, 4,5, com o vencedor, o sucessor do Chelsea, a ter direito a 4 milhões extra.

Para o ‘market pool’ estão reservados 168 milhões de euros, sendo que o Sporting ficará com 100%, 60% ou 40% do valor a atribuir a Portugal em função de estar só, com Sporting de Braga ou Vitória de Guimarães ou na companhia dos dois clubes minhotos.