A Liga dos Campeões entra na segunda volta da fase de grupos, mas há muitas decisões já sobre a mesa nesta quarta jornada. Para as equipas portuguesas, antes de mais. Vários grupos podem ver os dois lugares de apuramento para os oitavos definidos, incluindo os de Benfica e Sporting, já nesta terça-feira, frente aos gigantes Manchester United e Juventus. O FC Porto é o único dos representantes lusos que garantidamente não terá o futuro fechado à entrada para esta ronda. Mas o jogo em casa com o Leipzig, na quarta-feira, é determinante. Uma jornada crucial para as equipas portuguesas, mas não só. Quem pode apurar-se e quem pode ficar de fora.

Resultados e classificações da Liga dos Campeões

Terça-feira

Grupo A

Manchester United-Benfica, 19h45

Basileia-CSKA Moscovo, 19h45

O Benfica, último do grupo com zero pontos, é quem está em situação mais complicada. Precisa de vencer em Old Trafford para evitar já o afastamento.  Um empate, se o Basileia não ganhar ao CSKA, também adia matematicamente a decisão, mas mantém hipóteses muito remotas para as águias. No limite podem ficar decididos os dois lugares de apuramento nesta ronda, com a qualificação de Manchester United (9 pontos) e Basileia (6). Para isso basta vencerem ambos em simultâneo, sendo que o United até pode passar empatando, se o Basileia vencer o CSKA Moscovo (3 pontos). E os suíços podem passar ganhando mesmo que o United não ganhe ao Benfica, desde que os «red devils» não percam. Isso significaria, obviamente, a eliminação do Benfica, que também estaria em maus lençóis para disputar o terceiro lugar e o acesso à Liga Europa.

Grupo B

Celtic-Bayern Munique, 19h45

PSG-Anderlecht, 19h45

Grupo com equilíbrio de forças semelhante ao do Benfica. Podem apurar-se já PSG (9 pontos) e Bayern Munique (6), os franceses vencendo o Anderlecht, que tem zero pontos e zero golos marcados, ou empatando se o Bayern Munique não perder com o Celtic (3 pontos). Os alemães apuram-se se ganharem e o PSG não perder com o Anderlecht.

Grupo C

At. Madrid-Qarabag, 19h45

Roma-Chelsea, 19h45

Jogo grande em Roma com o apuramento do Chelsea (7 pontos) em cima da mesa. Se vencer, o campeão inglês passa. Outro resultado mantém o grupo em aberto, quando a Roma tem 5 pontos e o At. Madrid, embora apenas com dois pontos, tem um jogo teoricamente acessível em casa frente ao Qarabag.

Grupo D

Olympiakos-Barcelona, 19h45

Sporting-Juventus, 19h45

No limite também pode ficar decidido o apuramento. O Sporting (3 pontos) precisa de empatar ou vencer frente à Juventus (6 pontos). Se perder e o Barcelona (9 pontos) não for derrotado pelo Olympiakos, passam desde já os catalães e os italianos e ao «leão» resta a luta pelo terceiro lugar. É a posição que ocupa nesta altira, à frente de Olympiakos, que tem zero pontos.

Grupo E

Sevilha-Spartak Moscovo, 19h45

Liverpool-Maribor, 19h45

Muito equilibrado o grupo, sem hipóteses de apuramento para nenhuma equipa nesta ronda. Liverpool e Spartak Moscovo lideram com cinco pontos cada um e há um jogo que pode ser crucial, a visita dos russos a casa do Sevilha (4 pontos). O Maribor, que na ronda anterior sofreu sete golos em casa frente ao Liverpool, pode ficar já matematicamente eliminado.

Grupo F

poles-Manchester City, 19h45

Shakhtar Donetsk-Feyenoord, 19h45

Num jogo crucial para o Nápoles (3 pontos), basta um empate ao Manchester City (9) para selar o apuramento. O Shakhtar de Paulo Fonseca, segundo com 6 pontos, pode eliminar desde já o Feyenoord (0), com uma vitória ou um empate.

Grupo G

Besiktas-Mónaco, 17h00

FC Porto-Leipzig, 19h45

Uma jornada muito importante para o FC Porto (3 pontos) e que pode ver o Besiktas (9) festejar desde já. A equipa de Ricardo Quaresma e Pepe passa se ganhar ao Mónaco de Leonardo Jardim, João Moutinho e Rony Lopes, último com um ponto e também numa ronda de tudo ou nada nesta visita à Turquia. No limite o Besiktas pode apurar-se já mesmo empatando, se o Leipzig (4) vencer o FC Porto. Nesse caso a vida dos «dragões» ficaria muito complicada. Mas uma vitória no Dragão, por outro lado, deixaria o FC Porto em vantagem sobre aquele que deve ser o principal rival na corrida ao segundo bilhete de apuramento.

Grupo H

Tottenham-Real Madrid, 19h45

Borussia Dortmund-APOEL, 19h45

A haver um vencedor no duelo de Wembley entre Tottenham e Real Madrid, ambos com sete pontos, fica automaticamente apurado. Um empate adia tudo, mas esta ronda pode definir já uma eliminação. Pode ficar afastado o Borussia Dortmund, se perder em casa com o APOEL e o Tottenham-Real Madrid terminasse empatado. Ou os cipriotas, em circunstâncias idênticas.