A vitória do Benfica em Istambul diante do Galatasaray por 2-1, por sinal a primeira na Turquia, ficou marcada pela titularidade de seis jovens formados no Seixal e com a particularidade, de acordo com os números recolhidos pelo SofaScore para o Maisfutebol, de todos terem estado a um nível elevado.

O melhor, porém, foi Florentino. O jovem de 19 anos, que foi titular pela primeira vez na equipa principal do Benfica, recebeu uma pontuação final (feita de acordo com as estatísticas) de 7,9 na escala de 10, depois de ter feito um total de 32 passes certos (percentagem de 86 por cento de acerto), de ter vencido 9 duelos (em 14 disputados) e de realizado 5 desarmes de adversários (em 5 tentados).

Florentino foi, de resto, não apenas o melhor entre os seis miúdos saídos do Seixal que jogaram em Istambul, como foi também o melhor em campo entre todos os que jogaram.

Para além de Florentino, destaque para a exibição de Ruben Dias, que mereceu 7,2 de nota, muito por causa de ter feito cinco cortes, de ter conseguido 2 desarmes (em dois tentados) e de ter vencido três duelos (em sete tentativas).

Mas por partes.

Vale a pena começar por Yuri Ribeiro, titular no lado esquerdo da defesa. O jovem defesa de 22 anos ganhou a maioria dos duelos em que foi confrontado e somou ainda quatro cortes e duas interceções. Teve uma nota de 6,9.

A dupla de centrais também conta com números positivos, com Rúben Dias e Ferro a destacarem-se em diferentes domínios. Ferro fez quase o dobro dos cortes do que o companheiro, mas Rúben Dias ganhou mais duelos e conseguiu mais desarmes. O primeiro teve 6,5 de nota, enquanto Ruben Dias teve 7,2 de nota.

A dupla do meio-campo também se complementou. Florentino Luís, que teve o melhor rating dos seis para a SofaScore, foi mais preciso no passe e soma o dobro dos desarmes, mas Gedson somou mais dribles e ganhou mais duelos do que o companheiro do lado. Florentino, já se disse, teve 7,9 de nota, enquanto Gedson teve 6,8.

Finalmente, na frente de ataque, João Félix somou apenas dois remates, num jogo em que o Benfica esteve a ganhar desde o minuto 27, mas também foi preciso ao nível do passe. Saiu do jogo com uma nota de 6,5.