No papel, a última jornada da fase de grupos da Liga dos Campeões guarda para a quarta-feira as principais emoções. Numa altura em que já só há sete vagas nos oitavos de final para atribuir, cinco delas ficam para o último dia desta fase. 

Apenas em dois grupos o cenário está totalmente o aberto. No grupo B só o CSKA Moscovo não pode seguir em frente mas sonha com a Liga Europa. O outro é o grupo G, o do FC Porto, que, depois do fiasco na receção ao Dínamo Kiev, procura emendar a mão em Londres, frente ao Chelsea. Para o conseguir precisa fazer o que nunca fez: vencer em Inglaterra. 

De resto, há mais três vagas, distribuídas ao ritmo de uma por agrupamento, entre os E, F e H. Roma, Bayer Leverkusen, BATE Borisov, Olympiakos, Arsenal, Gent e Valencia, são as equipas que correm para chegar a uma dessas três vagas em aberto. 

Quanto ao Benfica, já com o apuramento garantido, joga para fechar o grupo em primeiro lugar. Para isso, não pode perder, em casa, com o Atlético Madrid, também já apurado. 

Mas, para que nada lhe falte, o Maisfutebol fez as contas, grupo a grupo, e apresenta-lhe o resultado. Um guia útil para seguir as últimas emoções da fase de grupos da prova dos campeões. 


TERÇA-FEIRA

GRUPO A: quem é o terceiro?



Paris Saint-Germain-Shakhtar Donetsk, 19h45
Real Madrid-Malmoe, 19h45
Classificação: Real Madrid, 13 pontos; PSG, 10; Shakhtar Donetsk, 3; Malmoe, 3

Cenário: O Real Madrid já tem o primeiro lugar assegurado, pois apesar da diferença para o PSG ser de apenas três pontos, tem vantagem no confronto direto. Os franceses também sabem que serão segundos, aconteça o que acontecer. Sendo assim, a dúvida está apenas em saber quem será o terceiro lugar. A vantagem é do Shakhtar Donetsk, que só precisa fazer o mesmo resultado em Paris que o Malmoe conseguir em Madrid. Ou seja, se os suecos perderem, os ucranianos seguem para a Liga Europa.

GRUPO B: as contas mais complicadas



Wolfsburgo-Manchester United, 19h45
PSV Eindhoven-CSKA Moscovo, 19h45
Classificação: Wolfsburgo, 9 pontos; Manchester United, 8; PSV, 7; CSKA Moscovo, 4

Cenário: Este é o grupo de contas mais embrulhadas, em que nenhuma equipa está afastada das competições europeias e só o CSKA Moscovo não tem hipóteses de seguir em frente. Apesar de ser terceiro, nesta altura, o PSV tem francas possibilidades de apuramento e só depende de si. Se vencer, em casa, os russos, seguem para os oitavos de final, aconteça o que acontecer no Wolfsburgo-Manchester United, onde um empate chega aos alemães. Um empate pode ser suficiente aos holandeses se a equipa de Van Gaal perder na Alemanha, porque a vantagem no confronto direto é dos homens de Eindhoven. Quanto aos «Red Devils», apuram-se se vencerem e o empate chega se o PSV não ganhar ao CSKA, que tem de ganhar para garantir a Liga Europa.

GRUPO C: duelo pelo primeiro lugar na Luz



Benfica-Atlético Madrid, 19h45
Galatasaray-Astana, 19h45
Classificação: Benfica, 10 pontos; Atlético Madrid, 10; Galatasaray, 4; Astana 3

Cenário: Benfica e Atlético estão apurados e a luta resume-se a perceber quem ficará em primeiro. A vantagem é portuguesa, apesar do empate pontual. Depois da vitória em Madrid, um empate chega para segurar a liderança e evitar, nos oitavos, os restantes sete vencedores de grupo. Ainda em aberto está a luta pelo terceiro lugar, que vale a Liga Europa, sendo que o Astana precisa ganhar em Istambul para afastar o Galatasaray, a quem basta o empate.

GRUPO D: «vechia signora» defende liderança em Sevilha



Manchester City-Borussia Monchengladbach, 19h45
Sevilha-Juventus, 19h45
Classificação: Juventus, 11 pontos; Man. City, 9; Borussia Monchengladbach, 5; Sevilha, 3

Cenário: Outro grupo em que as dúvidas se resumem à ordem final da classificação e não a quem segue em frente. Juventus e Manchester City já estão confirmados nos oitavos de final, com os italianos a poderem gerir dois pontos de avanço. O problema é que vão jogar em Sevilha, frente a uma equipa que dá o tudo por tudo para ainda agarrar uma vaga na prova que venceu nos dois últimos anos, a Liga Europa. Os andaluzes precisam ganhar e esperar que o Manchester City dê uma ajuda. E assim também garanta o primeiro lugar que ainda persegue.


QUARTA-FEIRA

GRUPO E: quem se junta ao Barcelona?



Roma-BATE Borisov, 19h45
Bayer Leverkusen-Barcelona, 19h45
Classificação: Barcelona, 13 pontos; Roma, 5; Bayer Leverkusen, 5; BATE Borisov, 4

Cenário: O Barcelona é a única equipa que já sabe em que lugar vai terminar o grupo: primeiro. A Roma parte em vantagem na corrida ao segundo lugar, pois apenas depende de si. Se vencer o BATE Borisov, em casa, garante o segundo lugar. Se empatar, precisa que o Leverkusen não ganhe ao Barcelona. Se perder está eliminada e o lugar ficaria para o surpreendente BATE se o Leverkusen não vencer o Barça. Quanto aos alemães, precisam, então, puxar dos galões e bater a equipa de Luís Enrique. Caso contrário, no máximo, seguem para a Liga Europa.

GRUPO F: Marco Silva joga «final» com o Arsenal



Olympiakos-Arsenal, 19h45
Dínamo Zagreb-Bayern Munique, 19h45
Classificação: Bayern Munique, 12 pontos; Olympiakos, 9; Arsenal, 6; Dínamo Zagreb, 3

Cenário: Pode começar-se por esquecer o jogo de Zagreb, para facilitar as contas. O Bayern será sempre primeiro, o Dínamo será sempre último. A segunda vaga nos oitavos está entre o Olympiakos, de Marco Silva, e o Arsenal. Se o Arsenal não ganhar na Grécia, os locais fazem a festa. Se vencer por 1-0 ou 2-1, também cai para a Liga Europa. Se vencer por qualquer outro resultado, é a equipa inglesa a seguir para a fase seguinte, restando a Marco Silva a Liga Europa.

GRUPO G: FC Porto busca festa na terra do nunca



Chelsea-FC Porto, 19h45
Dínamo Kiev-Maccabi Telavive, 19h45
Classificação: FC Porto, 10 pontos; Chelsea, 10; Dínamo Kiev, 8; Maccabi Telavive, 0

Cenário: O FC Porto nunca venceu em solo inglês mas, se quiser seguir para os oitavos de final, vai ter mesmo de o fazer, salvo se o Maccabi Telavive fizer o que ainda não conseguiu nos jogos anteriores e somar pontos frente ao Dínamo Kiev. Os ucranianos chegam à última jornada em terceiro lugar mas, porventura, com a tarefa mais facilitada para seguir em frente: se ganharem ao Maccabi, último, em casa, apuram-se, aconteça o que acontecer em Londres. Ao Chelsea, basta o empate.

GRUPO H: Villas-Boas pelo pleno na Bélgica



Valência-Lyon 19h45
Gent-Zenit, 19h45
Classificação: Zenit, 15 pontos; Gent, 7; Valencia, 6; Lyon, 1


Cenário: O Zenit, de André Villas-Boas, é, até ao momento, a melhor equipa da fase de grupos da Champions: venceu todos os jogos. Falta um, na Bélgica, frente ao Gent. Sucesso na missão significa também estender a mão ao Valência, que tem menos um ponto que os belgas, mas recebe o já eliminado Lyon. O Gent, por seu turno, tem uma vantagem teórica importante: só depende de si. Se vencer está apurado.