Paulo Fonseca admitiu que a paragem de inverno de dois meses a que o Shakhtar Donetsk esteve sujeito não foi positiva.

«Todos reconhecerão obviamente que a longa paragem de inverno é uma desvantagem para quem disputa estas competições. Se olharmos para os resultados das equipas que estão nestes campeonatos e que têm esta longa pausa, podemos ver que não são muito satisfatórios», afirmou o treinador português na antevisão do jogo entre a equipa ucraniana e a Roma.

Refira-se que o Shakhtar só regressou na semana passada à competição, mas Paulo Fonseca diz que isso não pode ser usado como desculpa caso os oitavos de final não corram da melhor forma ao emblema ucraniano. «Nunca servirá de desculpa. Preparámo-nos da melhor forma para defrontar uma Roma forte e para estarmos bem neste jogo. Apesar da paragem, acredito que vamos dar uma boa resposta», perspetivou, deixando elogios ao conjunto italiano.

«A Roma é uma equipa muito forte, tem excelentes jogadores e é muito bem orientada. Vamos ter um jogo difícil, que acredito que vai ser rico do ponto de vista tático e equilibrado.»

A conferência de imprensa de Fonseca vestido à «zorro» após o apuramento para os oitavos de final ainda está presente na memória coletiva. Será que é possível ver o técnico do Shakhtar encarnar o personagem da ficção novamente? «Não posso adiantar muito em relação a isso. Não faço questão de voltar a repetir. Mas, se acontecer algo extraordinário... quem sabe.»