O Comité Executivo da UEFA aprovou esta sexta-feira, em reunião realizada em Nyon, a proposta da Liga dos Campeões passar a ter dois horários. Recorde-se que até aqui os jogos eram sempre às 19.45 horas, a não ser um ou outro encontro nos países de leste que podia ser alterado, até por questões climatéricas.

Pois bem, a partir de 2018 a Liga dos Campeões passa a ter dois horários. Por jornada europeia, há dois jogos às 18 horas e há seis jogos às 20 horas, tanto à terça como à quarta-feira. Esta medida, explica a UEFA, permite a mais gente ver mais jogos por dia na televisão, e assim levar a Liga dos Campeões a mais adeptos.

Esta não é porém a única alteração na Liga dos Campeões.

Recorde-se que já em agosto o Comité Executivo tinha anunciado a mudança no acesso à Liga dos Campeões. Nessa altura, a UEFA anunciou o aumento do número de vagas de entrada direta para os primeiro quatro países do ranking.

Desta forma, Espanha, Inglaterra, Alemanha e Itália vão garantir, entre 2018 e 2021, quatro clubes com entrada direta na fase de grupo da Champions, sendo que nesta altura Espanha, Inglaterra e Alemanha tinham apenas três entradas diretas (o quarto classificado ia a um play-off) e Itália tinha apenas duas (o terceiro classificado ia a um play-off).