O Sp. Braga é a equipa portuguesa que mais contribui em 2019/20 para o Ranking UEFA

O clube minhoto somou já nove pontos nesta época, fruto de duas vitórias [2 pontos por cada] e um empate [1 ponto] na fase de grupos da Liga Europa. Os outros cinco foram alcançados com quatro triunfos na etapa de qualificação para a prova [os valores valem metade, ou seja, 1 ponto por vitória, 0,5 por empate].

Segue-se o Benfica, que apesar de ter uma vitória europeia e duas derrotas soma seis pontos de Ranking [a entrada direta na fase de grupos da Champions vale quatro pontos de bónus]. Devido à qualificação, o Vitória de Guimarães soma 5,5, enquanto Sporting e FC Porto somam quatro.

No entanto, é preciso que se diga que no total dos cincos anos que contam para o Ranking UEFA, o FC Porto continua a ser a equipa que mais pontos dá.

De resto, 29,3 por cento dos pontos de Portugal são devido a vitórias e empates dos dragões.

O Benfica não está muito distante, com 27,5 por cento da pontuação portuguesa. O Sporting contribui com 18, 3 por cento e o Sp. Braga com 16,5. A partir daí, as percentagens caem: V. Guimarães com 4 é o clube seguinte e, depois, surge o Belenenses com 2,6 por cento.

Se Portugal é sexto no ranking UEFA a cinco anos, afinal aquele que conta para efeitos de vagas nas provas europeias, também é o sexto nesta temporada.

Quem lidera é a Inglaterra, o país com mais pontos em 2019/20. Depois Espanha, Holanda, Escócia e Alemanha. Portugal é então sexto e a Itália sétimo. Seguem-se Sérvia, Bélgica e França. A Rússia? Cá bem em baixo, no 23.º lugar.