O spray utilizado durante o Mundial 2014 para assinalar o local de marcação de livres ou a distância correta da barreira será utilizado também nas competições europeias já a partir desta época, decidiu a UEFA. 

«Depois de um teste satisfatório no Europeu Sub-17, em Malta, estou contente que o comité de árbitros tenha aprovado o uso do spray nas nossas competições seniores. Como todos vimos no Campeonato do Mundo, o spray foi muito útil para os árbitros na marcação de livres, e estou seguro de que vamos obter resultados semelhantes nos jogos desta temporada», explicou o presidente da UEFA, Michel Platini, citado pelo site oficial da organização. 

Platini  adradeceu ainda a Julio Grondona, presidente da Associação Argentina de Futebol recentemente falecido, por inicialmente ter feito pressão para o uso do spray, garantindo que a sua «contribuição e determinação» foram essenciais na «implementação do processo».

Pierluigi Collina, aresponsável pelos árbitros da UEFA, explicou: «Inicialmente discutimos a introdução do spray com todos os árbitros do top da UEFA no nosso curso de inverno em Lisboa, em Fevereiro, e depois fizemos o teste em Malta, durante o campeonato Sub-17, em Maio. Com a aprovação do comité de árbitros e o sucesso do teste, vamos já começar a usar o spray na Supertaça, na próxima semana.»

«Na minha opinião,. não há dúvidas de que o spray permite ao árbitro controlar mais facilmente a marcação de um livre, uma vez que os jogadores não podem encurtar a distancia usando a técnica conhecida como «passos de pinguim». Assim que a defesa estiver bem posicionada, o livre será marcado com a distância respeitada», acrescenta Collina.

Desta forma, o spray será utilizado pela primeira vez na Supertaça que opõe o Real Madrid ao Sevilha, a 12 de agosto, bem como em todos os jogos da Liga dos Campeões, da Liga Europa e também da fase de qualificação para o Euro 2016, com inicio em Setembro.