Depois da derrota por 2-0 em Anfield, a passagem do FC Porto às meias-finais da Liga dos Campeões tornou-se muito difícil. O registo histórico nas provas da UEFA não abona em nada a favor dos dragões: das quatro vezes que perderam o primeiro jogo por 2-0, os azuis e brancos foram eliminados.

Um registo completamente diferente do Liverpool. Os «reds» seguiram em frente nas sete ocasiões anteriores em que venceram por 2-0 em Anfield. 

 

Firmino marcou um golo e assistiu para o outro. Foi uma noite em cheio do brasileiro, mais uma aliás. Desde o início da época 2017/18, apenas Cristiano Ronaldo esteve envolvido em mais golos na Liga dos Campeões (24) que o avançado do Liverpool (20), segundo os dados da Opta.

 

O triunfo frente ao FC Porto foi especial para Klopp, visto que foi o 400.º desde que iniciou a carreira como treinador: 111 vitórias pelo Liverpool, 180 pelo Borussia Dortmund e 109 pelo Mainz.

No outro jogo da noite, o Tottenham ganhou vantagem no confronto diante do Manchester City. Um resultado confortável que os spurs, já que o 1-0 em casa costuma valer apuramento para a fase seguinte. 

Das 19 vezes em que ganhou o primeiro jogo por 1-0, o Tottenham apenas caiu na Europa por duas vezes: frente ao Kaiserslautern (1999) e ante o Manchester United (1963), segundo o especialista em estatísticas Mister Chip.

 

A formação de Pochettino teve Lloris em destaque, para além de Son. O campeão do mundo travou um penálti de Aguero ainda na primeira parte e conservou um registo perfeito. O francês defendeu todos as grandes penalidades assinaladas contra o Tottenham em 2019 (três em três). 

 

Em sentido contrário, as equipas de Guardiola têm dificuldades em virar eliminatórias depois de perderam o primeiro jogo fora (duas vezes em oito tentativas).