Um jogo chato, com poucas ou nenhumas oportunidades de golo e que foi decidido nos últimos minutos, com um golo de Mckennie, norte-americano de 20 anos que deu o triunfo e a liderança do Grupo D, ao Schalke 04.

Depois do ponto conquistado na receção ao FC Porto, o vice-campeão alemão venceu 1-0 na Rússia e fica à espera do que fazem os dragões e o Galatasaray no outro jogo deste grupo.

A jogar perante o seu público, e com Eder e Manuel Fernandes na equipa titular, o Lokomotiv até encarrilou desde cedo em direção à área do Schalke e foi ameçando minuto atrás de minuto.

Só que a inspiração dos homens da frente - Eder incluído - era pouca e Naldo fechou sempre a cancela às investidas russas, revelando-se um obstáculo intransponível nos caminhos para a baliza de Ralf Fahrmann.

E quando é o central de uma equipa que mais sobressai num jogo, ainda que limitando-se a cumprir o seu papel, isso diz muito da partida em questão.

A equipa alemã foi respondendo de forma tímida, sobretudo em lances de bola parada, mas muito pouco para uma equipa que foi segunda classificada na Bundesliga da época passada.

Mas em confronto estavam duas equipas que estão a ter inícios de época para esquecer. O campeão russo soma cinco derrotas e apenas quatro triunfos em 12 jogos oficiais; e vice-campeão germânico tem apenas duas vitórias em sete jogos oficias esta época - uma na Taça da Alemanha e outra no campeonato, esta última no passado fim de semana.

Eram, portanto, duas equipas a viverem crises de identidade aquelas que estavam em confronto. E se o Schalke 04 tinha o conforto do ponto conquistado frente ao FC Porto na primeira jornada, o Lokomotiv tinha maior responsabilidade de dar sinais de retoma após a pesada derrota por 3-0 frente ao Galatasaray.

Mas se isso viu na primeira parte, conforme se foi caminhando para o final do jogo, o ponto de um possível empate pareceu começar a agradar à equipa russa.

O Schalke cresceu perante a maior passividade do adversário, dominou a posse de bola nos últimos minutos e até esteve muito perto de marcar aos 85'. Mark Uth recebeu à entrada da área, rodou e rematou de pé esquerdo com a bola a passar muito perto do poste, provocando calafrios aos russos.

Com o aviso dado, dois minutos depois, o golo de Weston Mckennie. Canto de Konoplyanka e o jovem de 20 anos cabeceou para a baliza onde um desorientado Guilherme hesitou na saída e deitou tudo a perder.

Vitória alemã que puniu o travar da investida russa na busca pela vitória. Com duas derrotas, complicam-se as contas do Lokomotiv dos dois portugueses que jogaram os 90 minutos nesta partida.