Sete grupos, 14 clubes, 22 jogadores. Este é o retrato da representação de jogadores portugueses nos clubes estrangeiros que vão disputar a fase de grupos da Liga dos Campeões na época 2019/2020. As listas já foram entregues pelos 32 emblemas participantes à UEFA, que fez a respetiva confirmação, esta quarta-feira.

Naturalmente excluindo o Benfica, único clube português em prova, o Lille é o que mais jogadores lusos leva à Champions, quatro: Tiago Djaló, José Fonte, Xeka e Renato Sanches. Os franceses estão no grupo H, o mais representado quanto a portugueses lá fora, total de sete. Isto porque Thierry Correia e Gonçalo Guedes foram inscritos pelo Valência, ao passo que o Ajax listou Bruno Varela.

Nos grupos B e D, quatro portugueses em cada um. O Olympiakos, treinado por Pedro Martins, tem os compatriotas José Sá, Rúben Semedo e Daniel Podence na lista, enquanto Tomané figura nas opções do Estrela Vermelha. O Lokomotiv inscreveu João Mário e Eder, a Juventus, Cristiano Ronaldo e o Atlético de Madrid, João Félix.

LEIA MAIS: todas as notícias do futebol internacional

No grupo C, são três: João Cancelo e Bernardo Silva no Manchester City e Ivo Pinto, no Dínamo Zagreb. No grupo F, o Barcelona registou o nome de Nelson Semedo para a competição, enquanto o Borussia Dortmund conta com Raphael Guerreiro.

O Nápoles, do grupo E, inscreveu Mário Rui. No grupo G, o do Benfica, o Lyon conta com Anthony Lopes.

De notar que há ainda outro protagonista português, o treinador Luís Castro, do Shakhtar Donetsk, no grupo C. Apenas o grupo A, composto por PSG, Real Madrid, Club Brugge e Galatasaray, não tem qualquer atleta luso.

JOGADORES PORTUGUESES LÁ FORA INSCRITOS NA CHAMPIONS

GRUPO B

Olympiakos: José Sá, Rúben Semedo, Daniel Podence

Estrela Vermelha: Tomané

GRUPO C

Manchester City: João Cancelo, Bernardo Silva

Dínamo Zagreb: Ivo Pinto

GRUPO D

Juventus: Cristiano Ronaldo

Atlético Madrid: João Félix

Lokomotiv Moscovo: João Mário, Eder

GRUPO E

Nápoles: Mário Rui

GRUPO F

Barcelona: Nelson Semedo

Borussia Dortmund: Raphael Guerreiro

GRUPO G

Lyon: Anthony Lopes

GRUPO H

Ajax: Bruno Varela

Valência: Thierry Correia, Gonçalo Guedes

Lille: Tiago Djaló, José Fonte, Xeka, Renato Sanches