Mariana Vieira da Silva, ministra de Estado e da Presidência, revelou nesta quinta-feira as medidas a cumprir pelos adeptos ingleses que viajem para Portugal para a final da Liga dos Campeões, que se vai jogar no Porto.

No dia em que foi anunciado oficialmente o Estádio do Dragão como palco da final, a governante anunciou que os adeptos irão permanecer menos de 24 horas em Portugal, voltando logo após o encontro entre Manchester City e Chelsea.

«Estarão no estádio 12 mil adeptos com bilhetes nominais e lugares marcados pela DGS, de forma a garantir as distâncias de segurança», começou por dizer, detalhando depois como tudo vai acontecer.

«As pessoas que vierem à final da Champions virão e regressarão no mesmo dia, com testes obrigatórios feitos ainda antes de entrar no avião, e estarão sempre em situação de bolha. Ou seja, vêm em voo charter, serão dirigidos para duas zonas de espera de adeptos, daí para o estádio e depois do jogo de volta para o aeroporto», disse, em conferência de imprensa.

Já Rui Moreira, presidente da Câmara Municipal do Porto, numa aparição distinta, explicou que as duas zonas referidas pela ministra serão  duas fanzones, com as condições necessárias para que os adeptos possam alimentar-se e «entreter-se» enquanto esperam pelo jogo.

Voltando às declarações da Ministra, agora sobre a situação vivida em Alvalade, nos polémicos festejos do título, Mariana Vieira da Silva

Mariana Vieira da Silva referiu que «o simples facto de o ministro da Administração Interna [Eduardo Cabrita] ter solicitado informações sobre o planeamento e concretização da organização dos festejos do campeonato significa que algo não correu bem», acrescentando que foi «solicitada a abertura de um inquérito sobre a atuação da PSP»

«Todos viram que regras que vigoram sobre impossibilidade de ajuntamentos e proibição de consumo de bebidas alcoólicas não foram cumpridas. Ora, inquérito serve precisamente para apurar aquilo que não correu bem no planeamento ou na concretização», salientou a ministra da Presidência.

[artigo atualizado]