Uma campanha para a história europeia do Benfica, por todos os piores motivos. E uma prestação digna do Sporting, que não passou aos oitavos de final da Liga dos Campeões mas estará no sorteio da próxima segunda-feira para a Liga Europa. Resta o FC Porto, com o apuramento nas mãos nesta quarta-feira frente ao Mónaco, mas esta temporada já entra nos livros de registos, por culpa do Benfica.

A derrota em casa frente ao Basileia (0-2), num Estádio da Luz às moscas, confirmou o Benfica 2017/18 como a pior equipa portuguesa de sempre numa fase de grupos da Liga dos Campeões. Seis jogos, seis derrotas, 1 golo marcado e 14 sofridos. Abaixo do registo que pertencia ao Sporting desde 2000/01, 2 pontos.

Os 14 golos sofridos não batem o registo dos «leões» dessa época, que foi de 15 golos, mas esse é o único dado estatístico que não deixa o Benfica no fundo de qualquer tabela. Foi a equipa portuguesa que sofreu mais derrotas, foi a que marcou menos golos. O pior registo anterior nesse campo era do Boavista em 2011/02, quando marcou dois golos, mas já na segunda fase de grupos, depois de ter passado a primeira. E do próprio Benfica naquela que era a sua pior campanha até agora, 2014/15, ainda com Jorge Jesus, quando foi último com dois golos marcados e seis sofridos.

E este Benfica passa a ser também a equipa portuguesa com a pior diferença de golos: foram 13, acima dos 10 do Sporting na tal época 2000/01 (5 marcados e 15 sofridos).

O registo das piores campanhas portuguesas na fase de grupos da Champions

(Dados recolhidos pela Lusa)

Mas o que o Benfica fez – ou não fez esta época – ganha também espaço no registo histórico da Liga dos Campeões. Nunca um cabeça de série tinha perdido tantos jogos. E nesta época os «encarnados» arriscam-se a ser a única equipa só com derrotas. Tinham a companhia do Anderlecht, mas os belgas venceram esta noite o Celtic (1-0) na despedida da Europa. Resta o Feyenoord, que tem cinco derrotas e defronta nesta quarta-feira o Nápoles. Ainda assim, os holandeses já têm mais golos marcados que o Benfica (3) e menos sofridos nesta altura (13).

Esta é a 20ª vez que uma equipa termina a fase de grupos da Liga dos Campeões só com derrotas. Mas nunca tinha acontecido a uma equipa que já tem duas Taças dos Campeões no palmarés.

As piores prestações de sempre na fase de grupos da Liga dos Campeões

(Dados recolhidos pela Lusa)

Quanto ao Sporting, depois de terminar com a derrota no Camp Nou (0-2) ficou longe da sua melhor campanha de sempre na fase de grupos, os 12 pontos que garantiram o único apuramento dos «leões», em 2008/09. Mas à oitava participação igualou o segundo melhor registo, 7 pontos, que conseguiu por mais três vezes (em 1997/98, 3º num grupo com Mónaco, Bayer Leverkusen e Lierse, em 2007/08, 3º com Manchester United, Roma e Dínamo Kiev, e em 2014/15, também terceiro atrás de Chelsea e Schalke e à frente do Maribor).

Desta vez o Sporting caiu frente ao Barcelona, um gigante que, mesmo sem fazer uma fase de grupos espectacular, confirmou o estatuto. Chegou à última jornada já com o primeiro lugar assegurado, como fez nas últimas 11 épocas, um recorde.

A noite que apurou mais quatro equipas e deixou quatro vagas para decidir na quarta-feira deixou pelo caminho um histórico, o At. Madrid, terceiro no grupo de Roma e Chelsea. Duas vezes finalistas nas últimas quatro épocas, os «colchoneros» não falhavam o apuramento há sete temporadas. Agora seguem para a Liga Europa.

A máquina de fazer golos que é o PSG despediu-se de resto com uma derrota, frente ao Bayern Munique (1-3), mas segurou o primeiro lugar e aumentou o recorde de golos numa fase de grupos. Fechou em 25, depois de na ronda anterior ter batido a marca de 21 que pertencia ao Borussia Dortmund.