Muita gente pode já arrumar o assunto Liga dos Campeões nesta quarta jornada. Oito equipas com o apuramento em ponto de mira desde já, incluindo o FC Porto, e umas quantas em risco de eliminação precoce, a começar por Benfica e Sporting. As decisões jogam-se agora.

Siga os jogos da Liga dos Campeões EM DIRETO

A noite de terça-feira, dia em que entra em campo o Benfica, frente ao Mónaco, pode ver três equipas fazer desde já a festa: o Real Madrid, com Cristiano Ronaldo de olho no recorde de golos da prova, mais o Borussia Dortmund e o Arsenal. 

Veja todos os resultados e classificações da Liga dos Campeões

Jogos da quarta jornada:

Terça-feira



Grupo A



Malmoe-At. Madrid, 19:45
Juventus-Olympiakos, 19:45




Um dos grupos mais equilibrados até agora. No limite, se vencerem as duas equipas que jogam em casa, os quatro chegam ao fim da ronda empatados, todos com seis pontos.



Frente a um At. Madrid que recupera Tiago, após lesão, não é de todo óbvio que o Malmoe o consiga, duas semanas depois de ter sofrido cinco golos no Calderón. Mas os suecos têm-se mostrado fortes em casa. Venceram o Olympiakos no único jogo que disputaram no seu terreno, onde ainda não sofreram um único golo esta época, incluindo as qualificações.



No outro jogo do grupo, o Olympiakos chega a Turim motivado pela vitória em casa sobre a Juve na jogada anterior. Mas esta será provavelmente outra história, num confronto com um antecessor histórico. Há um ano, também na fase de grupos, a Juventus venceu os gregos por 7-0, igualando a sua maior vitória europeia de sempre.



Grupo B



Real Madrid-Liverpool, 19:45
Basileia-Ludogorets, 19:45




Tem sido um passeio para a máquina em que se transformou o Real Madrid e, depois da histórica vitória em Anfield na terceira jornada, os merengues são ainda mais favoritos para a receção aos ingleses. Com Coentrão ainda de fora, os merengues apuram-se ganhando e um empate também pode chegar, se houver um vencedor no outro encontro. Em jogo também para Cristiano Ronaldo o recorde histórico de golos na prova. Tem 70, falta-lhe um para alcançar Raúl. Ao ritmo a que CR tem marcado golos esta época, é melhor ficar atento. Mesmo que Ancelotti não queira centrar o foco nas proezas do português.


 


Entre Ludogorets e Basileia joga-se boa parte da luta que resta no Grupo B, pelo segundo lugar. Os búlgaros que têm os portugueses Fábio Espinho e Vitinha conseguiram a sua primeira vitória na prova na ronda passada, frente à equipa de Paulo Sousa. Em casa, os suíços procuram ganhar uma vantagem que pode ser preciosa.



Grupo C



Zenit-Bayer Leverkusen, 17:00
Benfica-Mónaco, 19:45




A ronda de tudo ou nada para o Benfica, pois. Com apenas um ponto nesta fase, vencer o Mónaco da armada portuguesa é a única hipótese que os encarnados têm de se manterem em prova. Uma derrota representa desde já o adeus, se o Leverkusen vencer o Zenit.



O primeiro encontro da ronda será em São Petersburgo, onde a equipa de André Villas-Boas procura uma vitória, coisa que não consegue desde a primeira jornada, quando ganhou na Luz.



Grupo D



Borussia Dortmund-Galatasaray, 19:45
Arsenal-Anderlecht, 19:45




Pode ficar quase tudo resolvido já esta noite. Podem apurar-se já o Borussia Dortmund, a par de Bayern e Real Madrid a única equipa só com vitórias (em contraste brutal com uma campanha na Bundesliga que atirou a equipa para a zona de descida), e o Arsenal. Os alemães apuram-se se ganharem ao Galatasray de Bruma e até pode ser suficiente o empate. Os Gunners também selam já a qualificação vencendo, caso o Dortmund não perca com o Galatasaray.



Quarta-feira


Grupo E



Manchester City-CSKA Moscovo, 19:45
Bayern Munique-Roma, 19:45




Mais um grupo onde a questão se resume ao segundo lugar: quem acompanhará o Bayern? Os alemães podem assegurar já não apenas o apuramento mas também o primeiro lugar do grupo, se ganharem à Roma. Depois do atropelo que foi o jogo em Itália (7-1) para a equipa de Pep Guardiola, não restam muitas ilusões. O Bayern até passam já em caso de empate.



No outro jogo, o City procura emendar a mão depois do empate cedido em Moscovo. Caso ganhe fica em boa posição na luta pelo segundo lugar.



Grupo F



PSG-APOEL, 19:45
Ajax-Barcelona, 19:45




O Barcelona tem o apuramento à vista na Liga dos Campeões e o regresso à Europa pode ser mesmo aquilo de que precisa a equipa de Luís Enrique, depois de duas derrotas seguidas na Liga espanhola, algo que não acontecia há cinco anos. Podem apurar-se os catalães e também o PSG, se ambos vencerem os respetivos jogos. Individualmente, cada um deles apura-se se ganhar o seu jogo e o outro não perder.



Frente ao APOEL de Mário Sérgio, Nuno Morais e Tiago Gomes, o PSG não terá ainda Zlatan Ibrahimovic, lesionado, confirmou Laurent Blanc.



Grupo G



Sporting-Schalke 04, 19:45
Maribor-Chelsea, 19:45




Tudo ou nada para o Sporting, que reencontra os alemães depois da dura e polémica derrota em Gelsenkirchen, há duas semanas. A qual deixou clara que o Schalke é uma equipa ao alcance dos leões, Que precisam no entanto de recuperar rapidamente da clara derrota sofrida em Guimarães no fim de semana.
Se os leões conseguirem vencer o Schalke adiam de resto as decisões do grupo, uma vez que o Chelsea, para se apurar desde já, precisa de vencer o Maribor e esperar que os alemães não percam com o Sporting.



Grupo H



Shakhtar Donetsk-BATE Borisov, 19:45
Athletic Bilbau-FC Porto, 19:45




Líder do grupo com sete pontos, o FC Porto está em boa posição para conseguir o apuramento e pode fazê-lo já nesta quarta-feira, se vencer na visita ao At. Bilbao e o Shakhtar ganhar ao BATE Borisov. Por esse lado, tendo em conta que na visita a Minsk, há duas semanas, os ucranianos ganharam por um 7-0 de recorde, as probabilidades parecem altas. Mais complicado em teoria o desafio dos dragões na visita a Bilbau, onde o Athletic tem vindo a recuperar o pé, depois de um péssimo arranque de época. A vitória sobre o então líder Sevilha, neste domingo, foi uma dose forte de moral para os bascos.