O Comité de Controlo, Ética e Disciplina da UEFA deu, esta sexta-feira, um prazo de 30 dias ao Ajax para pagar ao Benfica por danos causados pelos adeptos dos holandeses no Estádio da Luz, no jogo da fase de grupos da Liga dos Campeões, a 7 de novembro.

O clube de Amesterdão foi ainda condenado a pagar um total de 38 mil euros de multa, 30 mil deles por distúrbios dos adeptos e os restantes oito mil de indemnização.

Além disso, o clube holandês está proibido de vender ingressos para adeptos no próximo jogo fora nas competições europeias e viu aplicada pena suspensa na venda de ingressos na qualidade de visitante «por um período probatório de um ano».

UEFA multa Benfica por causa do jogo com o Ajax

AEK multado em 64 mil euros e encerramento parcial das bancadas

No mesmo grupo do Benfica na liga milionária, o AEK Atenas foi multado em 64 mil euros pela UEFA e castigado com o encerramento parcial das bancadas do seu estádio no próximo jogo caseiro europeu. A UEFA aplicou ainda pena suspensa de um ano sobre este facto.

«O clube é obrigado a fechar o(s) setor(es) onde os seus adeptos ultra estão situados e deve informar a UEFA até dez dias antes do referido jogo sobre os setores exatos a encerrar», informou o Comité de Controlo, Ética e Disciplina do organismo.

A multa aos gregos surge na sequência do jogo em casa ante o Bayern de Munique, a 23 de outubro, no qual os adeptos do AEK são acusados de bloqueio de escadas, arremesso de objetos e lançamento de pirotecnia.