Bjorn Kuipers é o árbitro designado pela UEFA para dirigir o Benfica-Bayern da próxima quarta-feira, referente à segunda mão dos quartos de final da Liga dos Campeões.

Internacional desde 2006, o árbitro holandês de 43 anos recupera más memórias para o Benfica. A equipa portuguesa perdeu os três jogos dirigidos por Kuipers, sendo que o último dos quais foi a final da Liga Europa perdida para o Chelsea, em 2013.

O árbitro holandês dirigiu também a derrota do Benfica em Nápoles (3-2), na Taça UEFA 2008/09, e na goleada sofrida em Liverpool (4-1), nos quartos de final da Liga Europa 2009/10.

Kuipers já esteve em Lisboa este ano, para arbitrar a derrota caseira do Sporting com o Leverkusen, nos dezasseis-avos da Liga Europa (0-1).

O árbitro holandês começou a cruzar-se com equipas portuguesas em abril de 2011: esteve no empate do Sp. Braga na visita ao Dinamo de Kiev (1-1) e na goleada do FC Porto ao Villarreal (5-1), ambos para a Liga Europa. A prova teve depois uma final portuguesa, vencida pelos dragões, com quem Kuipera se reencontrou depois na Supertaça Europeia, perdida para o Barcelona (2-0).

Em 2012 esteve no empate do Sp. Braga em Udine, no playoff da Liga dos Campeões, e dois anos depois no empate do FC Porto em Frankfurt (3-3), para a Liga Europa, e depois na vitória dos dragões em Lille (0-1), também no playoff da Liga dos Campeões.

Resumindo, Bjorn Kuipers já dirigiu dez jogos de equipas portuguesas, e só o FC Porto conseguiu vencer esses jogos (duas vezes). O histórico do Benfica é claramente negativo: três jogos, três derrotas.