A final da Liga dos Campeões entre Liverpool e Tottenham bateu o recorde de mais de mil milhões de interações nas redes sociais, tornando-se no maior evento desportivo anual do mundo.

Segundo dados da empresa Conviva, de optimização e análise de conteúdos vídeo online, divulgados pela UEFA, a final da principal competição de clubes de futebol do mundo superou em mais de 30 por cento os outros grandes eventos futebolísticos de 2019 e «é agora o maior evento desportivo de todos os tempos nas histórias do Instagram de uma única conta.»

LEIA MAIS: todas as notícias da Liga dos Campeões

As 1,09 mil milhões de interações nas redes sociais abrangem os vários conteúdos – gostos, partilhas e comentários – e visualizações de vídeos, 110 por cento acima da final do ano anterior. Quanto ao resultado atingido, o diretor de marketing da UEFA, Guy-Laurent Epstein fala também desta final como o maior evento desportivo «em termos de cobertura de imprensa.»

«Durante anos, a final da Champions tem sido o maior evento desportivo de um dia em termos de cobertura de imprensa e os resultados da final de Madrid confirmam que isso também é válido nas redes sociais», afirmou.

Segundo a UEFA, além da final, a competição em si – da fase de grupos à final – «também superou as expectativas». Desde o dia 1 de setembro de 2018 a 9 de junho de 2019, a Liga dos Campeões obteve mais de 6,5 mil milhões de interações os próprios canais de redes sociais da UEFA, incluindo 3 mil milhões de visualizações de vídeos em várias plataformas.

Já esta época, os conteúdos em redor do sorteio da fase de grupos no Mónaco, no final de agosto, superaram, em quatro vezes mais, a quantidade de interações comparadas com a época passada, obtendo um total de 149,5 milhões de interações.