As cinco vagas que restam nos oitavos de final da Liga dos Campeões ficam preenchidas esta semana. Entre os onze candidatos está o Sporting, já não está o Benfica e o FC Porto tem tudo resolvido, apuramento e primeiro lugar, mas há mais decisões à vista para muitos portugueses. Entre eles Mónaco e Zenit, em confronto direto e com a equipa de Leonardo Jardim a poder bater um recorde insólito.


O Mónaco tem nesta altura oito pontos e precisou de marcar apenas dois golos para os conseguir. Se não marcar mais nenhum e não sofrer frente ao Zenit apura-se. Mais: como os dois golos foram marcados nas duas vitórias por 1-0 sobre o Bayer Leverkusen, a equipa do Principado tem igualmente vantagem sobre os alemães no confronto direto para um eventual desempate: ou seja, esse mesmo 0-0 garante o primeiro lugar do grupo, se os alemães, já apurados, perderem na visita a um Benfica a quem não resta qualquer objetivo, uma vez que não conseguirá fugir ao último lugar.


Se for assim, será absolutamente inédito. Nunca ninguém saiu vivo de uma fase de grupos com apenas dois golos marcados. O mínimo está em três e aconteceu por duas vezes, nota a UEFA, que fez esse levantamento. Foram dois casos incríveis, em 2002/03, a Roma passou em segundo lugar mas em igualdade de pontos com o Real Madrid, primeiro. E em 2005/06 os mesmos três golos marcados garantiram ao Villarreal o primeiro lugar no grupo, à frente do Benfica, que passou em segundo. Foi no ano da incrível caminhada do «Submarino Amarelo» até à meia-final.


Além de Mónaco e Zenit, há mais nove equipas na corrida por um dos cinco lugares que restam: Juventus ou Olympiakos (grupo A), Basileia ou Liverpool (grupo B), Roma, Manchester City ou CSKA (grupo E) e Sporting ou Schalke (grupo G).


As 11 equipas já apuradas são Real Madrid, At. Madrid, Barcelona, Bayern, Leverkusen, Dortmund, Chelsea, Arsenal, FC Porto, PSG e Shakhtar.


Todos os resultados e classificações da Liga dos Campeões


Jogos e contas da sexta e última jornada:


Terça-feira


Grupo A
Olympiakos-Malmoe, 19:45
Juventus-At. Madrid, 19:45



O At. Madrid apurado mas ainda à procura do primeiro lugar, de resto toda a gente com algo em jogo. Os vice-campeões europeus até podem perder em Turim, desde que não seja por mais que um golo, para terminarem na frente. Aos italianos o empate serve e a derrota também, se o Olympiakos não ganhar ao Malmoe. Os gregos precisam de ganhar aos suecos e esperar que o At. Madrid ganhe à Juventus para serem segundos. Se empatar está na Liga Europa, se perder cai para último.


Grupo B
Liverpool-Basileia, 19:45
Real Madrid-Ludogorets, 19:45



O Real Madrid com tudo resolvido, tendo como motivação manter-se como a única equipa 100 por cento vitoriosa da prova, e o Basileia de Paulo Sousa em segundo lugar, a um empate do apuramento. Terá de o conseguir em Anfield Road, frente a um Liverpool que precisa de ganhar para ser segundo. O Ludogorets já só pode chegar ao terceiro lugar.


Grupo C
Benfica-Bayer Leverkusen, 19:45
Mónaco-Zenit, 19:45



Já vimos as contas do Mónaco, que se apura se empatar com o Zenit de Villas-Boas, e será primeiro se o Leverkusen vencer. Os alemães precisam de fazer melhor que o Mónaco para garantir o primeiro lugar. Quanto ao Zenit, só será segundo se ganhar ao Mónaco. O Benfica, já se sabe, é último aconteça o que acontecer.


Grupo D
Borussia Dortmund-Anderlecht, 19:45
Galatasaray-Arsenal, 19:45



Apenas o primeiro lugar em jogo, entre Dortmund e Arsenal, ambos já apurados. Os alemães terminam na frente se vencerem o Anderlecht e também se empatarem, desde que mantenham vantagem na diferença de golos com o Arsenal. Ou seja, em caso de empate do Dortmund os Gunners precisariam de vencer por uma margem de pelo menos seis golos. De resto, os belgas já são terceiros e o Galatasaray de Bruma último, a única equipa a par do Benfica já sem nada em jogo nesta ronda.


Quarta-feira:


Grupo E
Bayern Munique-CSKA Moscovo, 19:45
Roma-Manchester City, 19:45



O Bayern apurado como primeiro e tudo empatado daí para baixo, uma última ronda intensa para seguir. Teoricamente em melhor posição a Roma, que se apura se ganhar ao City, ou se empatar, caso o CSKA empatar com o Bayern. Mas, se os russos perderem, os italianos só passam num empate sem golos. Caso aconteça um empate com golos combinado com uma derrota russa, passa o City. Os ingleses apuram-se se ganharem e os russos não somarem três pontos com o Bayern. O CSKA, por fim, passa vencendo, desde que não seja a Roma a ganhar o outro encontro.


Grupo F
Ajax-APOEL, 19:45
Barcelona-PSG, 19:45



Duelo pelo primeiro lugar no Camp Nou, onde o PSG precisa apenas de um empate. Os catalães têm de ganhar. Ajax e APOEL ainda lutam por um lugar na Liga Europa, que será dos holandeses desde que não percam.


Grupo G
Chelsea-Sporting, 19:45
Maribor-Schalke, 19:45



Depois da quinta jornada o Sporting ficou a um empate do apuramento. Até pode perder, caso o Schalke não vença o Maribor. Cenário desanuviado antes do desafio de luxo em Stamford Bridge, frente a um Chelsea já apurado e com o primeiro lugar assegurado, mas a precisar de reagir depois de ter sofrido no fim de semana a primeira derrota na Premier League, na visita ao Newcastle. O Maribor ainda luta pelo terceiro lugar, que garante se vencer o Schalke.

Grupo H
At. Bilbao-BATE Borisov, 19:45
FC Porto-Shakhtar Donetsk, 19:45



Tudo resolvido nos dois primeiros lugares, o FC Porto é primeiro e o Shakhtar passa como segundo. Resta a luta pela Liga Europa entre At. Bilbao e BATE Borisov, que os bascos têm ao alcance de um empate.


Critérios de desempate da Liga Campeões: 

a) Maior número de pontos nos jogos entre as equipas empatadas
b) Melhor diferença de golos nos jogos entre as equipas
c) Maior número de golos em todos os jogos destas equipas
d) Mais golos marcados fora nos jogos entre as duas equipas

Caso estes pontos não sejam suficientes, seguem-se critérios que incluem todos os jogos do grupo.