Os ingleses do West Ham e os italianos da Fiorentina são os finalistas da Liga Conferência 2022/23.

Depois da vitória em Inglaterra, o West Ham deslocou-se aos Países Baixos e, com um triunfo (1-0) em casa do AZ Alkmaar, assegurou a passagem à final da Liga Conferência. 

Em Londres, os hammers tinham vencido por 2-1 e, em solo neerlandês, o nulo só ficou desfeito nos descontos. Numa altura em que os anfitriões tentavam desesperadamente chegar ao último terço, Pablo Fornals protagonizou uma jogada genial e desfez as dúvidas.

O futebolista espanhol avançou pelo corredor central, fez um túnel a um adversário e bateu Mathew Ryan com um remate colocado (90+4m).

O West Ham, que não jogava uma final europeia desde 1976, vai defrontar no derradeiro duelo da Liga Conferência a 7 de junho (20h00), na Eden Arena, em Praga, a Fiorentina, que venceu o Basileia, por 3-1.

O conjunto viola, que na primeira mão das meias-finais tinha perdido por 2-1, marcou por Nico González (35m e 72m), enquanto pelo meio Amdouni (55m) descontou para os helvéticos.

A partida na Suíça seguiu para prolongamento e esteve parada durante quase 10 minutos para ser prestada assistência a um adepto da Fiorentina que se sentiu mal na bancada.

Decorria o nono minuto de descontos do prolongamento, quando Antonin Barak resolveu a eliminatória. A defesa suíça «esqueceu-se» do checo ao segundo poste e o médio ficou completamente solto para finalizar e carimbar o passaporte para a quinta final europeia dos viola.