Os jogos da Liga das Nações desta sexta-feira ficaram marcados pelo abandono do Kosovo no embate frente à Roménia, em Bucareste, quando os adeptos romenos exibiram uma bandeira da Sérvia e começaram a gritar pelo nome dos vizinhos e inimigos dos kosovares.

Ainda não havia golos e o cronómetro já tinha passado do minuto noventa quando, na sequência de uma falta mais dura, com o jogo interrompido, se deu o incidente. Das bancadas começou-se a ouvir «Sérvia, Sérvia, Sérvia». Em reação, os kosovares começaram a abandonar o relvado e, um deles, ainda tentou pontapear uma bola na direção da bandeira sérvia que estava nas bancadas.

Alguns dos jogadores kosovares fizeram ainda um gesto com as mãos a imitar uma águia, o símbolo da bandeira do Kosovo, para as bancadas, enquanto se dirigiam para os balneários.

O jogo foi suspenso aos 93 minutos e a UEFA ainda não tomou qualquer posição sobre este incidente, numa altura em que os jogadores kosovares estavam ainda fechados no balneário.

Recordamos que Sérvia e Kosovo já fizeram parte do mesmo país, a antiga Jugoslávia, mas acabou-se por separar da Sérvia e declarar a independência em 2008.

Nas contas do Grupo C2, a Roménia lidera com 12 pontos, mais três do que o Kosovo que estava obrigado a vencer esta noite para alcançar o primeiro lugar do grupo que dá acesso à Liga B.

No outro jogo deste grupo, o Chipre bateu a Lituânia por 2-1, com golos de Kastanos (18m) e Tzionis (63m), contra um de Gineitis (47m).

Kraev, do Casa Pia, marca na vitória da Bulgária

Entretanto, no Grupo 3 da Liga C, a Bulgária venceu no Luxemburgo (1-0) com um golo solitário de Andrian Kraev apontado aos 23 minutos.

No mesmo grupo, a Irlanda do Norte bateu a Bielorrússia por 2-0, com Ballard a abrir o marcador aos 50 e Charles a aumentar a vantagem, aos 63, na conversão de um penálti.

A Irlanda do Norte segue, assim, na liderança deste grupo, agora com 10 pontos, à frente da Bulgária (8 pontos), Bielorrússia (6) e Luxemburgo (2).

Uma referência ainda para o empate entre San Marino e Gibraltar (1-1), em jogo do Grupo 1 da Liga D.