Fernando Santos divulgou nesta quinta-feira a lista de convocados para a Liga das Nações, que se jogará entre os dias 5 e 9 de junho em Guimarães e no Porto.

Nenhuma surpresa de assinalar, uma vez que a lista é idêntica à dos jogos de março, de qualificação para o Europeu, mas João Mário e André Silva não fazem parte das opções.

O avançado está lesionado e ainda que no Sevilha, onde esteve emprestado pelo Milan, tenham duvidado da lesão, o selecionador nacional confirmou-a: «A unidade de saúde de performance deu-o como inapto, num quadro clínico que se arrasta há muito tempo. O André Silva não está aqui por essa razão.»

Quanto às palavras de Joaquín Caparrós, treinador do emblema espanhol, Fernando Santos preferiu desvalorizá-las: «Não tenho de comentar aquilo que dizem. Todas as opiniões são discutíveis.»

Na mesma ocasião, o selecionador nacional justificou as restantes opções: «Os critérios são simples qualidade técnica e tática, o compromisso que têm com o grupo e a assiduidade em jogos. Quando temos este leque alargado de jogadores, que cumprem o primeiro critério, temos de olhar para os outros critérios.»

«Não tem nada a ver com confiança ou não, mas com as escolhas desta equipa técnica e que nos têm levado a estar em fases finais com frequência desde há 20 anos e desde 2016 a estarmos a competir sempre em junho», justificou.