O selecionador croata está convencido que Portugal não vai facilitar no jogo desta terça-feira, apesar da equipa liderada por Fernando Santos já estar afastada da final four da Liga das Nações, depois da derrota do passado sábado com a França. Zlatko Dalic antevê dificuldades para o vice-campeões mundiais no derradeiro encontro do Grupo 3.

Portugal já não tem objetivos nesta competição, mas a Croácia ainda luta com a Suécia pela manutenção na divisão principal da Liga das Nações.

O panorama é tangencialmente favorável aos croatas, cuja vantagem sobre os suecos, que viajam até França, está apenas no maior número de golos marcados (7-13 contra 3-9), pois também tinham batido em casa os escandinavos por 2-1.

«Não espero um Portugal fraco, espero um Portugal forte, que vai querer vencer. É uma grande equipa e não será nada fácil para nós. Espero um grande jogo e a melhor equipa portuguesa em campo», começou por dizer o técnico, em conferência de imprensa.

Os elogios do selecionador Fernando Santos à vice-campeã mundial não foram indiferentes a Zlatko Dalic, apesar de reconhecer que, atualmente, a Croácia não vive o melhor momento em termos de resultados.

«Eu agradeço as palavras e acho que merecemos pelo segundo lugar no Mundial 2018, na Rússia. Nos dias de hoje, vivemos uma mudança de gerações e os resultados não são os mesmos, mas vamos voltar a ser tão fortes como éramos antes», comentou.

Sobre os jovens futebolistas a emergir na seleção portuguesa, nomeadamente João Félix e Diogo Jota, Dalic considera que «são jogadores que encaixam bem com os mais velhos, como Pepe e Cristiano Ronaldo, e também porque já jogam em grandes clubes europeus».

«Vocês [portugueses] têm uma grande geração. Têm jogadores que jogam em grandes clubes europeus como o Diogo Jota [Liverpool] e o João Félix [Atlético de Madrid]. Portugal é o atual campeão europeu, espera-vos grandes feitos, têm uma grande seleção nacional e os vossos resultados mostram isso», observou.

Também o médio e capitão da Croácia, Luka Modric, marcou presença na antevisão no Estádio Poljud, em Split, palco da partida de terça-feira, para deixar, tal como o seu selecionador, elogios à nova geração lusa, enaltecendo o papel importante dos ex-companheiros no Real Madrid Cristiano Ronaldo e Pepe.

«Portugal é uma grande equipa, que tem jovens jogadores com um grande talento e jogadores como Pepe e Cristiano Ronaldo que ajudam os mais novos a atingir um grande nível. São uma das melhores equipas no mundo e mostraram isso na Liga das Nações», declarou.

O melhor jogador do mundo em 2018 foi desafiado a partilhar uma das «grandes memórias» com o avançado da Juventus, mas recusou-se, confessando apenas que, normalmente, abordam temas normais sobre os clubes e as seleções.

Já sobre a prestação da Croácia na Liga das Nações, Modric referiu que «foram pequenos detalhes que definiram os jogos entre seleções de grande nível».

Para a derradeira ronda, Portugal não vai contar com o lateral Raphaël Guerreiro, dispensado antes da viagem, devido a problemas físicos, nem com Renato Sanches, que já não tinha participado na derrota com a França.

Com um encontro por disputar no Grupo 3 da Liga das Nações A, Portugal é segundo classificado, com 10 pontos, menos três do que a França. A Croácia e a Suécia, que visita a França, têm ambas três pontos e ainda lutam pela manutenção na Liga A da prova.