O selecionador da Suíça não é um homem de muitas palavras. Objetivo, circunspeto, raras vezes deixa escapar um sorriso. Permitiu-se uma ou outra vez a essa bonomia instintiva, precisamente quando instado a falar sobre Cristiano Ronaldo.

Vladimir Petkovic quis sempre colocar o ênfase sobre o coletivo das duas seleções, mas lá deixou escapar que Cristiano é especial.

«Cristiano Ronaldo merece um tratamento extra, claro. Mas Portugal não depende só dele, existem como equipa e o selecionador tem feito um grande trabalho. Não viemos só participar, viemos para ganhar», avisou Petkovic na conferência de imprensa realizada no Estádio do Dragão.

O selecionador de 55 anos, que antes passou pela Lazio, recordou ainda os dois jogos contra Portugal na caminhada para o Mundial2018: vitória na Suíça e derrota em solo lusitano.

«Evoluímos e melhorámos desde esse jogo. Mudámos alguns jogadores também. Temos atletas em grande nível nas maiores ligas europeias», sublinhou Petkovic, reconhecendo a importância de Granit Xhaka para «o equilíbrio» da sua Suíça e pouco impressionado com as derrotas nos oitavos-de-final do último Europeu (Polónia) e Mundial (Suécia).

«Isto não são os oitavos de final e não temos de estar a pensar nisso. Estamos cá, estamos felizes, não viemos para defender ou participar. Viemos para ganhar.»